Bem-vindo(a) ao nosso site! Encontre informações essenciais e serviços para melhorar sua experiência cidadã. Explore e aproveite ao máximo!
Abaixo listamos as Secretarias, Órgãos e Entidades vinculados ao Governo do Distrito Federal, para acessá-los clique na lista ou pesquise.
Na lista abaixo são listadas todas as Administrações Regionais que compõe o Distrito Federal, para acessá-los clique na lista ou pesquise.
25/02/2023 às 14:43, atualizado em 03/03/2023 às 15:50
Esculturas foram instaladas no balão do novo viaduto da região administrativa e passarão por manutenção e pintura completa
As emas do Recanto estão de volta. Consideradas o cartão-postal da cidade que tem o nome da ave típica do cerrado, as esculturas foram reinstaladas no balão da entrada principal e passarão por manutenção e pintura. Os objetos haviam sido retirados devido à construção do viaduto no local.
Ele explica que o serviço inclui a retirada das camadas de material que estão descascando, para que depois sejam aplicadas tintas específicas para esculturas. “A maior preocupação é manter a originalidade da pintura, para preservar a criação do artista”, explica Alexandre, que convida a população a visitar o local: “Você, morador do Recanto das Emas, venha vê-las e prestigiar esse monumento artístico e cultural, planejado especialmente para a cidade”.
Morador do Recanto das Emas desde o início dos anos 2000, o assistente social José Ivo Alves, 53, sentiu a falta das esculturas da entrada da cidade durante o tempo em que as peças foram retiradas para as obras do viaduto. Agora, tem motivo duplo para comemorar: “Fico alegre de vê-las de volta, mas também pela construção do viaduto, porque demorava até meia hora para passar por aqui, e agora é rapidinho, questão de minutos”.
Chefe de pista de um posto de combustíveis nas proximidades, Alex Matias, 32, também manifesta simpatia pelo retorno dos personagens que dão nome à cidade: “Todo lugar tem uma identidade, uma coisa que as pessoas reconhecem. E no caso do Recanto, são as emas, avistadas de longe pelas pessoas”.
Intervenção viária
Com investimento de R$ 30,9 milhões, o viaduto do Recanto das Emas, na Estrada Parque Contorno (DF-001), já se encontra quase pronto. Atualmente, o trânsito nas passagens inferior e superior está liberado, enquanto são feitos os ajustes finais da obra, como paisagismo, instalação de sinalização de trânsito e de iluminação, entre outros serviços.
O viaduto vai beneficiar, diariamente, mais de 80 mil motoristas que circulam pelas imediações. “Hoje, quem está vindo do Gama e quer ir para Brasília passa por baixo do viaduto, sem encontrar quem está saindo do Recanto das Emas ou do Riacho Fundo, já que estes motoristas passam por cima”, pontua o superintendente de Obras do Departamento de Estradas de Rodagem (DER), Cristiano Cavalcante. “Criamos a passagem em dois níveis para acabar com o entroncamento que existia no local, gerando mais fluidez e segurança no trânsito”.