Bem-vindo(a) ao nosso site! Encontre informações essenciais e serviços para melhorar sua experiência cidadã. Explore e aproveite ao máximo!
Abaixo listamos as Secretarias, Órgãos e Entidades vinculados ao Governo do Distrito Federal, para acessá-los clique na lista ou pesquise.
Na lista abaixo são listadas todas as Administrações Regionais que compõe o Distrito Federal, para acessá-los clique na lista ou pesquise.
02/07/2016 às 22:01, atualizado em 11/05/2017 às 16:13
Neste ano, a prova homenageou o combate a incêndios florestais. O governador de Brasília, Rodrigo Rollemberg, fez o percurso de 5 quilômetros
Uma queima de fogos marcou a largada, e a chegada teve a animação de um DJ para não deixar ninguém esfriar. Um dos participantes foi o governador de Brasília, Rodrigo Rollemberg, que fez o percurso de 5 quilômetros. “É uma corrida que homenageia uma das instituições mais queridas, mais respeitadas e mais conceituadas de Brasília e do Brasil”, enfatizou o governador, que recebeu a medalha com a esposa, Márcia Rollemberg. O comandante-geral da corporação, coronel Hamilton Santos Esteves Junior, compareceu para prestigiar uma das mais tradicionais corridas de rua da cidade.
O resultado final da prova estará nesta semana no site da corporação. As festividades seguem até novembro. Em Acesse a programação completa do aniversário de 160 anos do Corpo de Bombeiros Militar do DF.
O tema da comemoração dos 160 anos da instituição é o Combate a Incêndios Florestais. As primeiras unidades operacionais especializadas nessa atividade foram a 1ª Companhia de Prevenção e Combate a Incêndios Florestais em Planaltina e a 2ª, em Taguatinga, ambas criadas em 1988. Cada uma atuava em áreas de cobertura pré-determinadas, antigamente divididas em leste e oeste.
Em 1º de abril de 2004, as unidades foram condensadas e assim criou-se o 4º Batalhão de Incêndio Florestal, próximo à Barragem do Paranoá. Cinco anos depois, em 2009, surgiu o Grupamento de Proteção Ambiental. Desde então, a sede da unidade passou para a Asa Norte, onde atua com efetivo de 150 bombeiros, 80 viaturas e capacita anualmente cerca 1,2 mil militares e civis em preservação ambiental.
A corporação foi fundada no Brasil em 2 de julho de 1856 pelo imperador Dom Pedro II, no Rio de Janeiro, com o nome de Corpo de Bombeiros Provisório da Corte. A criação centralizou as funções de bombeiros existentes em outras forças.
Em 1889, após a Proclamação da República, a instituição passou a ser chamada de Corpo de Bombeiros do Distrito Federal. Mais tarde, com a Constituição de 1988, tornou-se Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal.
Em 2 de julho de 1964, vieram do Rio para Brasília dois oficiais que coordenaram a chegada da corporação ao Planalto Central. Com isso, na mesma data celebram-se os 52 anos da inauguração na atual capital brasileira. Além disso, em 1954, 2 de julho havia sido decretado oficialmente como o Dia do Bombeiro Brasileiro.
[Relacionadas]
Edição: Raquel Flores