02/03/2023 às 18:33, atualizado em 02/03/2023 às 18:34

Governo investe no estímulo a soluções inovadoras

Curso de Design Thinking, oferecido pela Egov, ajuda servidores a desenvolverem suas atividades rotineiras com criatividade

Por Agência Brasília* | Edição: Saulo Moreno

Cursos oferecidos pela Escola de Governo (Egov) têm ajudado ao Governo do Distrito Federal (GDF) a modernizar processos e otimizar serviços entregues aos cidadãos. Um deles é o curso de Design Thinking, que consiste numa abordagem criativa e centrada no usuário para resolver problemas e desenvolver soluções inovadoras. Mais de 100 servidores já participaram das aulas.

De acordo com a diretora Juliana Tolentino, “a Escola de Governo do DF está comprometida em disseminar a cultura da inovação no GDF por meio da capacitação. As metodologias que estamos ensinando são fundamentais para alavancar as entregas”

Segundo ele, a maior característica desta metodologia é trazer servidores de diversas áreas para debater o tema. Assim, ampliam-se as visões e sugestões de propostas de solução.

O treinamento começou a ser ministrado em 2019. Segundo a diretora da Egov, Juliana Tolentino, com as turmas abertas pela escola, a prática de inovação ganha espaço no GDF. “Seja para as áreas meio ou finalísticas, desburocratizando os processos, otimizando os recursos e garantindo a qualidade do serviço a ser prestado para a sociedade”, avalia.

“A Escola de Governo do DF está comprometida em disseminar a cultura da inovação no GDF por meio da capacitação. As metodologias que estamos ensinando são fundamentais para alavancar as entregas”, destaca Tolentino.

Outros cursos

Também relacionados à área de inovação, a Escola de Egov já ofertou treinamentos de Criatividade e Inovação no Serviço Público; Formação de Gestores de Estratégia, Designer e Inovação; e Metodologias Ativas em Videoconferências.

Além disso, foram oferecidas oficinas, palestras e também cursos de Coaching com autoliderança e Coaching de Gestão de Pessoas. Até um seminário sobre Inovação, com 19 palestrantes, foi realizado, em novembro de 2022.

E tem novidade por aí. Em 2023, segundo a diretora Juliana Tolentino, todos os instrutores da Escola de Governo passarão por cursos de inovação. “Nosso objetivo é atualizar e modernizar as metodologias e a forma de abordagem dos temas, nos cursos e demais atividades desenvolvidas pela instituição.

A oferta de cursos nestas áreas valoriza o servidor público que participa com ideias inovadoras e que podem ser executadas, mesmo com as limitações de recursos nos órgãos públicos.

*Com informações da Seplad