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06/03/2023 às 08:53, atualizado em 06/03/2023 às 10:51
Bichos de pequeno porte são recolhidos pela autarquia durante o serviço de varrição; já para os de grande porte, é necessário solicitar a coleta e informar a localização via Ouvidoria do GDF
O Serviço de Limpeza Urbana (SLU) do Distrito Federal recolheu, em todo o ano de 2022, 79,9 toneladas de animais encontrados mortos em vias públicas. Isso representa uma média de 6,6 toneladas por mês, tendo sido janeiro o período de maior demanda, com 9,42 toneladas. A informação consta no relatório anual dos serviços prestados pelo SLU em 2022.
Todo o trâmite para a realização do serviço leva 48 horas, mas algumas condições sobre a situação dos animais a serem recolhidos devem ser observadas. “Eles devem estar necessariamente mortos em vias ou logradouros públicos do Distrito Federal, não podem estar em áreas particulares, dentro de rios, lagos ou bueiros nem ter morrido por doenças contagiosas. Entre 30 e 40 minutos, é feito o recolhimento do animal”, explicou o diretor-presidente do SLU, Silvio Vieira.
Todo o trabalho, desde o recolhimento até o destino, é executado por uma empresa contratada pelo SLU. Depois de retirado o corpo do animal, ele é encaminhado para o Aterro Sanitário de Brasília (ASB).
Donos de animais domésticos, além de hospitais veterinários e clínicas veterinárias, são responsáveis pelos animais que morrem nos respectivos ambientes. Desta forma, cada um deve contratar uma empresa especializada que faça a cremação ou o enterro dos bichos nos locais apropriados.
Enterrar o próprio animal em casa (ou em algum outro terreno) ou descartá-lo em local inapropriado é crime ambiental, de acordo com o artigo 54 da Lei nº 9.605, e pode ter como punição multa e reclusão de até quatro anos.
*Com informações do Serviço de Limpeza Urbana