13/07/2016 às 12:47, atualizado em 13/07/2016 às 16:20

Praças de Brasília passam por revitalização

Parceria entre população e governo passou por três regiões administrativas desde o fim de 2015. Outras duas terão intervenções em julho

Por Ádamo Araujo, da Agência Brasília

Uma praça na Quadra 601 do Pôr do Sol (Ceilândia) e outra no Setor Habitacional Ribeirão, no Condomínio Porto Rico (Santa Maria), serão revitalizadas neste mês. A primeira começou a receber os serviços no sábado (9) e haverá outra intervenção no dia 30. A segunda passará pelo mesmo processo no sábado (16) e no dia 23. A iniciativa faz parte do projeto Ações Urbanas Comunitárias, da Companhia de Desenvolvimento Habitacional do Distrito Federal (Codhab).

Neste segundo semestre de 2016, praças na Vila Cauhy (Núcleo Bandeirante), na Estrutural e em Brazlândia serão contempladas. Desde o ano passado, 11 espaços em Ceilândia, em São Sebastião e em Sobradinho II receberam melhorias. De acordo com o coordenador de Ações Urbanas Comunitárias, da Codhab, o arquiteto Luiz Sarmento, os mutirões estão programados para as dez comunidades que abrigam escritórios de assistência técnica da companhia.

Desde o ano passado, praças como a da Vila Buritizinho, em Sobradinho II receberam melhorias e já foram entregues à população.

Para receber as melhorias, alguns requisitos são exigidos, como obediência ao projeto urbanístico e mobilização da comunidade para participar do projeto. Foto: Tony Winston/Agência Brasília

A elaboração urbanística obedece a uma série de passos que começa com a identificação da necessidade da comunidade e termina com as visitas técnicas de avaliação e manutenção do espaço, que também têm o objetivo de manter os moradores mobilizados.

Voluntários são bem-vindos

Quem quiser participar dos mutirões pode se cadastrar pelo portal do projeto. A pessoa passa a receber informações sobre as ações, como quando e onde serão as próximas.

São dois módulos para quem quiser se inscrever como voluntário. Em um deles, a adesão é para o mutirão, uma ação pontual. No outro caso, a oportunidade é para participar de todo o processo de uma ação — planejamento, reuniões com a comunidade e demais encontros, durante aproximadamente um mês. A iniciativa tem o selo Brasília Cidadã e faz parte do Portal do Voluntariado do governo de Brasília. Além dessas possibilidades, quem quiser ajudar pode simplesmente comparecer a uma das ações.

Edição: Paula Oliveira