05/04/2023 às 13:52

Com recursos do FAC, série narra trajetória de artistas de Brasília

Dividida em nove episódios – o segundo será lançado nesta quinta (6) –, produção conta detalhes da cena cultural brasiliense

Por Catarina Loiola, da Agência Brasília | Edição: Chico Neto

“São pessoas que constroem diariamente a identidade do DF; vieram de todo o país e, juntas, criaram uma cultura única para o quadradinho”Arthur Gonzaga, diretor da sérieesquerda

Mais um episódio da série documental Brasília, 60 anos de cultura será disponibilizado para o público, no formato online, nesta quinta-feira (6). A produção retrata a história de nove pioneiros no desenvolvimento e crescimento do cenário cultural do Distrito Federal. Os trechos serão lançados semanalmente até 1º de maio.

O professor, escritor e poeta Gustavo Dourado (E) e o diretor da série, Arthur Gonzaga

A artista plástica maranhense Ray di Castro revela detalhes da vida pública e pessoal no quinto episódio da série. Já o sexto e o sétimo são protagonizados, respectivamente, pelo produtor cultural Eduardo Cabral e pelo professor, escritor e poeta Gustavo Dourado. Ambos discorrem sobre as dificuldades de fazer arte na capital federal e contam como ajudaram a desenvolver o setor ao longo dos anos.

O oitavo episódio traz o diretor, ator, cenógrafo e figurinista Zé Regino, considerado uma das figuras mais importantes do teatro de Brasília. Por fim, a última parte da série apresenta uma homenagem a um dos grandes fotógrafos da cidade, Luís Humberto, falecido em 2021, antes da conclusão do projeto. Ele foi um dos principais expoentes da fotografia da então nova capital brasileira e um dos fundadores da Universidade de Brasília (UnB).

Serviço
Série documental Brasília, 60 anos de cultura
→ Datas de estreia dos episódios: Dias 6, 10, 13, 17, 20, 24 e 27 deste mês e 1º de maio, sempre às 20h
→ Para assistir, acesse o canal da Vanguarda Cine Ateliê no YouTube.