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27/04/2023 às 17:11, atualizado em 27/04/2023 às 17:29
Terceira edição do programa estará na cidade até sábado (29), oferecendo ações como vacinação contra a covid-19 e emissão de RG
O GDF Mais Perto do Cidadão desembarcou, nesta quinta-feira (27), em Planaltina, onde estará até sábado (29), com serviços gratuitos e cuidados para a população local em tendas instaladas no bairro Estância Mestre D’Armas 3. Esta é a terceira edição do programa em 2023, que passou anteriormente no Riacho Fundo II e em Ceilândia.
A dona de casa Ana Lúcia Ferreira, 39 anos, mora a 200 metros do evento e não perdeu tempo: foi uma das primeiras a tomar a dose bivalente de prevenção ao coronavírus, aplicada por servidores da Secretaria de Saúde. Saiu de lá com cartão de vacina preenchido e satisfeita. “Não conhecia o programa e gostei muito. Às vezes a gente vai no posto de saúde e demora muito para ser atendida ou a vacina acabou. E, hoje, garanti minha dose”, afirmou Ana Lúcia. “O governador está de parabéns e que ele possa continuar trazendo mais serviços para a população.”
Já a doméstica Glauciene Alvares, 34, chegou bem cedo para garantir o primeiro documento de identificação para os dois filhos: Samuel, 16, e Ayla, 2. Os meninos tiveram os dados coletados por policiais civis e, em breve, terão em mãos o RG – tudo gratuitamente. “O atendimento foi super-rápido e resolvi o que precisava. O Samuel, em todo lugar que vai, precisa do RG e não tinha. Aproveitamos para fazer também o da caçula”, disse. “Sugiro para quem ainda não veio que passe aqui no GDF Perto do Cidadão, pois vale a pena”.
Serviços voluntários também estão presentes no evento como, por exemplo, a avaliação odontológica feita por formandos da Faculdade Planalto Central. “Para mim, é uma satisfação imensa atender a quem não tem acesso a um tratamento dentário e fazer uma primeira avaliação nessas pessoas. É uma ação que nos engrandece”, pontuou o estudante João Victor Aragão.
“A gente percebe que é um programa com o qual a população já criou uma identificação grande. Muita gente já ouviu falar, até mesmo porque fizemos cerca de 200 mil atendimentos na última gestão do governador Ibaneis”, lembrou a secretária da Sejus, Marcela Passamani. “E estamos monitorando os serviços, gerando relatórios para identificar o que a população mais precisa e, assim, podermos reforçar”.