24/07/2016 às 16:17, atualizado em 06/02/2018 às 18:26

Camada superficial de rocha na saída norte é totalmente implodida

Neste domingo (24), ocorreu a segunda detonação com o objetivo de permitir o andamento das obras de mobilidade no Torto-Colorado. Novas operações estão previstas a partir de 21 de agosto

Por Guilherme Pera, da Agência Brasília

Como no último domingo (17), a implosão de uma rocha nas obras da Ligação Torto-Colorado saiu conforme planejado. O trânsito no trecho de 5,2 quilômetros entre o Balão do Colorado e um ponto próximo ao Balão do Torto ficou bloqueado hoje (24) das 14h50 às 15h35 por medida de segurança. A detonação ocorreu às 15h27.

Oito minutos após a implosão, às 15h35, o trânsito no trecho foi liberado.

Oito minutos após a implosão, às 15h35, o trânsito foi liberado. Foto: Gabriel Jabur/Agência Brasília

Apesar de dificultar o trânsito na região, a ação é necessária para o andamento das obras. Inicialmente estavam previstas de 12 a 15 detonações, mas esse número caiu para seis. A operação deverá ser retomada em 21 de agosto — por conta dos jogos de futebol que Brasília sediará na Olimpíada, não haverá implosões em 31 de julho e em 7 e 14 de agosto.

Presente no trecho interditado neste domingo (24), o diretor-geral do Departamento de Estradas de Rodagem do Distrito Federal (DER-DF), Henrique Luduvice, ressaltou o benefício para a população. “Esse transtorno é momentâneo, e o resultado com a execução das obras, definitivo. E vale lembrar que as detonações estão sendo programadas para o dia de menor tráfego, o domingo.”

Além da Defesa Civil e do DER-DF, participaram da operação o Corpo de Bombeiros, as Polícias Civil e Militar — esta com os batalhões de Operações Especiais (Bope), de Policiamento de Trânsito (BPTran) e de Polícia Ambiental —, a Companhia de Saneamento Ambiental (Caesb), a Companhia Energética de Brasília (CEB) e a Subsecretaria Integrada de Operações em Segurança Pública, da Secretaria da Segurança Pública e da Paz Social. O efetivo foi de 56 servidores.

O governo de Brasília ficou responsável pela segurança da operação. A JM Terraplanagem e Construções, construtora que toca as obras no local, despejou e compactou argila na rocha para reduzir o ruído e o espalhamento de detritos. A Motavi Demolições e Terraplanagem, empresa contratada pela JM, fez a implosão. A pedra gigante tem 100 metros de comprimento, 70 metros de largura e 8 metros de profundidade.

As obras da Ligação Torto-Colorado e do Trevo de Triagem Norte

Serão dez obras no Trevo de Triagem Norte, entre pontes, viadutos e túneis, feitas para distribuir o fluxo de veículos com destino ao Plano Piloto, levando ao Eixo Rodoviário Norte-Sul, à W3, aos Eixinhos Leste e Oeste e à L2. Somadas às passagens previstas na Ligação Torto-Colorado — construção de uma pista marginal à DF-003 e novos acessos aos condomínios —, serão 23 intervenções.

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No total, as benfeitorias vão custar R$ 207 milhões — R$ 146 milhões do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), R$ 51 milhões de contrapartida do governo de Brasília e R$ 10 milhões da Agência de Desenvolvimento do DF (Terracap).

Edição: Marina Mercante