Bem-vindo(a) ao nosso site! Encontre informações essenciais e serviços para melhorar sua experiência cidadã. Explore e aproveite ao máximo!
Abaixo listamos as Secretarias, Órgãos e Entidades vinculados ao Governo do Distrito Federal, para acessá-los clique na lista ou pesquise.
Na lista abaixo são listadas todas as Administrações Regionais que compõe o Distrito Federal, para acessá-los clique na lista ou pesquise.
29/05/2023 às 20:33
Parceria entre Centro de Convivência e Creas esclareceu usuários sobre como reconhecer sinais de violência e onde denunciar
Reforçar a prevenção contra o abuso sexual de crianças e adolescentes, saber reconhecer os sinais de violência e onde denunciar. Esses foram os objetivos de um bate-papo promovido nesta segunda-feira (29) com usuários atendidos pelo Centro de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (Cecon) Divinéia, no Núcleo Bandeirante. A atividade foi conduzida pela equipe do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) da região administrativa, com a participação do Conselho Tutelar. O Cecon e o Creas são unidades socioassistenciais gerenciadas pela Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes) para atender famílias em vulnerabilidade social.
A ação faz parte do encerramento do percurso “18 de maio, Prevenção Presencial e Virtual”, desenvolvido no Cecon Divinéia em alusão ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes. Percurso é como são chamadas as atividades planejadas e desenvolvidas no âmbito do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV).
“O objetivo é que os usuários terminem o percurso sabendo onde denunciar, o que é o abuso sexual, [e quais são] os sinais. Para que todos fiquem vigilantes. Combater os abusos e a exploração sexual de crianças e adolescentes faz parte do trabalho das unidades socioassistenciais, prevenir situações de violência e violações de direitos. Datas como essa são importantes para chamar a atenção e reforçar essa prevenção”, destaca a secretária de Desenvolvimento Social, Ana Paula Marra.
“Fizemos dinâmicas de grupo para mostrar a importância do cuidado com a família, de acompanhar, mesmo que seja uma família grande, para saber se eles entendem o que é a violência e o que representa a data do 18 de maio. Muitas pessoas naturalizam a violência e, algumas vezes, passa despercebida. Falamos um pouco, mas também queríamos saber se elas entenderam o que é, porque esse tema foi trabalhado durante todo o mês aqui no Cecon Divinéia”, explica Moana Duarte, agente social do Creas Núcleo Bandeirante.
“Combater os abusos e a exploração sexual de crianças e adolescentes faz parte do trabalho das unidades socioassistenciais. Datas como essa são importantes para chamar a atenção e reforçar essa prevenção”Ana Paula Marra, secretária de Desenvolvimento Socialdireita
O que chamou a atenção de Maria Elisabete Almeida, 69 anos, foi a possibilidade de fazer a denúncia de forma reservada. “Muitas vezes, as pessoas têm medo de denunciar, de sofrer alguma vingança. Então, o anonimato é fundamental para que isso aconteça, para que as pessoas não tenham medo de falar, ligar para alguém, ir para algum lugar denunciar. Até aqui no Cecon dá para vir”, ressalta a idosa, que frequenta o Cecon Divinéia há dois anos.
“Apesar de ser voltada para crianças e adolescentes, essa é uma temática que pode ser trabalhada em todos os ciclos de idade, como ocorreu no Cecon Divinéia, fortalecendo o caráter preventivo e protetivo do Serviço de Convivência. Com essa temática, também foi possível fazer uma articulação com a rede local, que inclui Creas, Cras, Conselho Tutelar, Ministério Público trabalhando o sentimento de pertencimento, que é um dos objetivos do serviço, e garantindo acesso à informação para toda a comunidade”, destaca a diretora de Convivência e Fortalecimento de Vínculos da Sedes, Priscila Eller Aranha.
Cecon
O Cecon Divinéia tem cerca de 70 pessoas inscritas e atende crianças e adolescentes, com idades entre 6 e 17 anos, adultos e idosos. Neste mês, todos os grupos assistiram vídeos informativos, produziram materiais sobre o tema, participaram de oficinas de prevenção no ambiente virtual e de um bate-papo com representantes do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) para orientação e reflexão sobre prevenção e garantia de direitos dos menores, além da tradicional caminhada do dia 18 de maio, atividade realizada em parceria com a rede de serviços públicos do Núcleo Bandeirante.
O Cecon Divinéia localiza-se na 3ª Avenida, Bloco 1.915, A/E, no Núcleo Bandeirante. E funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h.
*Com informações da Sedes