Bem-vindo(a) ao nosso site! Encontre informações essenciais e serviços para melhorar sua experiência cidadã. Explore e aproveite ao máximo!
Abaixo listamos as Secretarias, Órgãos e Entidades vinculados ao Governo do Distrito Federal, para acessá-los clique na lista ou pesquise.
Na lista abaixo são listadas todas as Administrações Regionais que compõe o Distrito Federal, para acessá-los clique na lista ou pesquise.
12/06/2023 às 19:31, atualizado em 12/06/2023 às 21:14
Lançado no ano passado, o projeto capacita a população profissionalmente para a inserção no mercado de trabalho. Até junho, foram mais de 33 mil pessoas qualificadas
O público feminino é maioria entre os formandos do QualificaDF, programa de capacitação profissional promovido gratuitamente desde o ano passado pelo Governo do Distrito Federal (GDF), por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda (Sedet). Até junho deste ano, mais de 33 mil pessoas concluíram os cursos em três ciclos (sendo dois em 2022 e um em 2023). Deste número, 60% são mulheres.
“Tanto no número de matriculados, quanto de pessoas que conseguem se certificar, as mulheres são maioria. Isso acontece em todos os nossos programas de capacitação, como RenovaDF e Capacita. Percebemos que as mulheres têm buscado melhorar o conhecimento prévio ou até começar do zero”, afirma a gerente de Qualificação da Sedet, Karina Leite.
Esse foi o objetivo de Yessa Lopes, 31 anos. Formada em Serviço Social, ela estava fora do mercado de trabalho há 8 anos, quando passou a se dedicar apenas à maternidade. Com o objetivo de voltar a trabalhar fora de casa, ela se inscreveu em um dos cursos do programa. “Fiz o curso de auxiliar de secretariado no primeiro ciclo de 2023. Sempre foi uma área que eu gostei, pois tive experiência como auxiliar de recursos humanos. Quando apareceu o QualificaDF, vi como uma oportunidade de me atualizar e voltar para esse ambiente”, conta.
Adriana Raquel Guimarães é uma das professoras do QualificaDF. Ela está à frente desde o ano passado do curso de auxiliar de secretariado. A educadora explica que, apesar de ter turmas mistas, a predominância é feminina. “No primeiro e no segundo ciclo, eu tive turmas mistas. Mas no terceiro ciclo tive turmas só com mulheres. Percebo que a maioria que entra quer voltar ao mercado de trabalho”, revela.
Para ela, o programa consegue explorar muito mais do que o conhecimento profissional. “Na minha visão é um divisor de águas na vida das pessoas porque é uma oportunidade de mudança, de mostrar que aquela pessoa é útil e tem condições e capacidades. Vejo muita gente que começa o curso desanimada e com baixa autoestima e termina com confiança e dignidade”, avalia Adriana Guimarães.
A cada ciclo, o QualificaDF abre aproximadamente oito mil vagas para 50 cursos distintos que atendem áreas como vendas, indústria, agronegócio, serviços e saúde. A formação é gratuita e tem duração de 240 horas. O próximo ciclo, o segundo de 2023, terá inscrições abertas a partir de 26 de junho. Os cursos têm previsão de início em 31 de julho. Até o final, haverá mais um ciclo.
Quem participa do programa tem direito a um kit educando, com caderno, apostila, caneta, borracha, lápis e pasta; dois uniformes; auxílio transporte (por meio de emissão de cartão vale transporte); lanche diário; seguro contra acidentes pessoais; e certificado autenticado.