26/06/2023 às 20:13, atualizado em 26/06/2023 às 21:25

Vias públicas de Planaltina e do Plano Piloto passam por ajustes

Mais de 110 toneladas de massa asfáltica foram usadas para melhorar a qualidade das pistas no bairro Buritis II, na Asa Norte, na W3 Sul e no Eixo Monumental

Por Carolina Caraballo, da Agência Brasília | Edição: Chico Neto

A malha viária do Distrito Federal tem recebido atenção especial da equipe do GDF Presente. Nesta segunda-feira (26), o asfalto das vias públicas do bairro Buritis II, em Planaltina, vai terminar de ser ajustado. Já no Plano Piloto, os trabalhos estão concentrados na Asa Norte e no Eixo Monumental.

Coordenador do Polo Nordeste do GDF Presente, Guilherme Tabosa conta que a recomposição das ruas do Buritis II consumiu, de quinta-feira (22) até hoje, 90 toneladas de massa asfáltica. “Ao todo, corrigimos 72 pontos que estavam danificados”, calcula. “Nossa ideia é acabar com qualquer falha nas vias do bairro todo.”

Uma equipe com 20 pessoas formada por servidores da Novacap e da Administração Regional de Planaltina, além de reeducandos ligados à Secretaria de Administração Penitenciária (Seape), cuidou do asfalto do Buritis II. “A partir de amanhã, estaremos fazendo o mesmo trabalho no Buritis III”, informa Guilherme.

Vias públicas de Planaltina e do Plano Piloto passam por ajustes

E a recuperação das vias públicas não vai parar em Planaltina. De acordo com o administrador da cidade, Wesley Fonseca Fraga, correções pontuais do asfalto serão feitas em toda a região administrativa. “É um serviço necessário”, reforça. “A população da cidade cresceu bastante. Consequentemente, o número de veículos trafegando pelas ruas também aumentou, exigindo mais do asfalto.”

Coração de Brasília

As pistas da região central da capital federal também estão passando por vistorias em busca de falhas no asfalto. Desde a última quinta-feira, ajustes têm sido feitos na 702 Norte, em áreas próximas a igrejas e escolas, e no Eixo Monumental, nas proximidades do Tribunal de Justiça do Distrito Federal (TJDF).

“Até agora, usamos cerca de 21 toneladas de massa asfáltica para ajustar diversas vias do Plano Piloto”, observa o coordenador do Polo Central 3 do GDF Presente, Alexandro César de Oliveira. “Fazemos vistorias constantes para identificar os pontos que precisam de intervenção e resolvemos o problema antes que ele piore.”

Os trabalhos também chegaram até o Setor Hospitalar Sul, onde a equipe do GDF Presente, juntamente com a Novacap e a Administração Regional do Plano Piloto, não só fizeram a recomposição das vias, como também limparam bocas de lobo. “Temos cerca de 16 colaboradores atuando na região”, lembra César.

Veja mais ações do GDF Presente: