19/07/2023 às 14:01, atualizado em 19/07/2023 às 14:45

Governo realiza exames médicos em pessoas em situação de rua

Equipes do Consultório na Rua estiveram no Centro Pop de Taguatinga para conscientizar e diagnosticar usuários com tuberculose

Por Thaís Miranda, da Agência Brasília | Edição: Vinicius Nader

Nesta quarta-feira (19), os usuários que frequentam o Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centro Pop) de Taguatinga tiveram acesso a atendimento de saúde para diagnóstico da tuberculose — doença comum em pessoas em situação de rua. Esta é mais uma ação de educação em saúde promovida pelo Consultório na Rua, programa da Secretaria de Saúde.

Os usuários que apresentaram algum sintoma da doença fizeram os exames para a detecção da tuberculose. Além disso, a equipe multidisciplinar, formada por médicos, psicólogos e assistentes sociais, promoveu uma palestra sobre causas, sintomas e consequências da doença.

Pessoas em situação de rua assistiram a palestra sobre a prevenção e o tratamento da tuberculose

Trata-se de uma unidade pública da Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes) para atendimento às pessoas em situação de rua. O espaço oferece atendimentos individuais e coletivos, oficinas, atividades de convívio e socialização, além de ações que incentivem o protagonismo e a participação social.

O Centro Pop funciona como um ponto de apoio para as pessoas em situação de rua, onde é possível acessar espaços para guarda de pertences, higiene pessoal, alimentação e provisão de documentação. A unidade de Taguatinga acolhe cerca de 250 pessoas por dia. Além disso, as equipes da Sedes prestam informações, orientações sobre os direitos e viabilizam o acesso a outros serviços, benefícios socioassistenciais e programas. Somente no ano passado, foram aproximadamente 70 mil atendimentos na unidade de Taguatinga.

“Aqui é um Centro Dia. Funcionamos todos os dias, de domingo a domingo, e é aqui que a gente promove ações de convivência com essas pessoas. Por exemplo, nós temos duas oficinas fixas, uma com a banda Vozes na Rua e outra chamada de Pedal Cidadão, onde eles aprendem a mecânica da bicicleta”, afirmou a assistente social e gerente em exercício do Centro Pop de Taguatinga, Reijane Ferreira.

Atualmente, o Distrito Federal dispõe de dois Centros Pop, um no Plano Piloto e outro em Taguatinga — duas regiões com a maior incidência de pessoas em situação de rua. Para mais informações, como endereço e telefones para contato, acesse o site da Sedes.

Governo promove exames médicos para pessoas em situação de rua