04/08/2023 às 14:10, atualizado em 04/08/2023 às 17:56

Canal de irrigação do Capão Seco é inaugurado pelo governador do DF

São 5,6 km de tubulação, beneficiando 21 propriedades e 40 produtores rurais do Paranoá; desde 2019, GDF já entregou mais de 100 km de canal 

Por Adriana Izel e Carolina Caraballo, da Agência Brasília I Edição: Chico Neto

O período de estiagem não assusta mais os produtores rurais do Capão Seco, no Paranoá. Um novo canal de irrigação construído na área tem beneficiado diretamente 40 produtores rurais. São 5,6 km de tubulação que levam água do Córrego Lamarão a 21 propriedades instaladas na região. 

O sistema, que demandou recursos de R$ 650 mil provenientes de emenda parlamentar do ex-deputado distrital e atual administrador do Sudoeste, Octogonal e SIG, Reginaldo Sardinha, foi inaugurado nesta sexta-feira (4) pelo governador Ibaneis Rocha.

O agricultor José Gomes recorda: “Na época das manilhas de concreto, a água não chegava aqui durante a estiagem”

Para quem depende da terra para trabalhar, um sistema de drenagem eficiente é sinônimo de tranquilidade. O agricultor José Gomes lembra que já perdeu muito de sua produção anual por conta da seca. “Na época das manilhas de concreto, a água não chegava aqui durante a estiagem”, conta o fazendeiro do Capão Seco. “Eu só conseguia plantar se os outros me ajudassem fornecendo água”.

Agora, com o novo sistema de irrigação, a produção é farta. José comemorou: “Pimentão, berinjela, feijão-de-corda, abóbora… Vendo todas as minhas verduras na Ceasa [Centrais de Abastecimento do Distrito Federal]. Hoje, está um céu bom demais da conta. Fico até emocionado de falar”.

O produtor de leite Santino Guimarães Ribeiro contou que aguardava havia mais de dez anos pelo benefício. A propriedade dele era uma das que deixaram de receber o recurso hídrico com o passar dos anos. “Não chegava água, eu sofri muito sem água esperando a tubulação”, contou. “Os chacareiros entraram com a mão de obra, e a Secretaria de Agricultura e a Emater, com a tecnologia”.  

Sustentabilidade rural

Após a entrega do canal no Capão Seco, as próximas estão previstas para Sobradinho e para o Assentamento Márcia Cordeiro, em Planaltinadireita

A construção de novos canais de irrigação no Capão Seco faz parte de uma das principais políticas públicas do GDF, que busca promover o uso sustentável dos recursos hídricos. A ideia é aumentar a eficiência na condução das águas para os produtores rurais, zerando as perdas e facilitando a distribuição entre as propriedades.

De 2019 a 2022, o governo recuperou 107,3 km de redes de irrigação espalhadas por todo o DF, beneficiando mais de 700 propriedades rurais. Só em 2023, 17,2 km de canais foram reformados, um esforço que contribui não só para o aumento da produtividade, como principalmente para a sustentabilidade rural.

Após a entrega do canal no Capão Seco, as próximas estão previstas no Assentamento Márcia Cordeiro, em Planaltina, e em Sobradinho. “Para mim é muito gostoso saber que as coisas estão andando bem e que a gente vai poder entregar mais canais de irrigação beneficiando cada vez mais famílias dessas áreas”, destacou o governador Ibaneis.

Além disso, ele anunciou que em 2024 o GDF vai lançar um projeto para pavimentar trechos da área rural do DF: “Ano que vem vamos entrar com esse programa de asfaltamento. Queremos dar qualidade de vida para a população do campo”.

 

Canal de irrigação do Capão Seco é inaugurado pelo governador do DF