22/08/2023 às 14:37

Primeira-dama visita Hospital de Base e celebra Projeto Humanizar

Projeto é desenvolvido pelo Núcleo de Humanização da Gerência de Gestão do Conhecimento e Humanização da Diretoria de Inovação, Ensino e Pesquisa (Diep) do IgesDF

Por Agência Brasília* | Edição: Igor Silveira

A primeira-dama do Distrito Federal, Mayara Noronha Rocha, visitou o Hospital de Base, acompanhada pelo superintendente do hospital, Bruno Sarmento, pela diretora da Diretoria de Inovação, Ensino e Pesquisa, Emanuela Ferraz, e uma comissão de colaboradores do IgesDF, para observar o andamento do Projeto Humanizar, do qual é idealizadora e madrinha.

O Humanizar é desenvolvido pelo Núcleo de Humanização da Gerência de Gestão do Conhecimento e Humanização da Diretoria de Inovação, Ensino e Pesquisa (Diep) do IgesDF. Atualmente, conta com 110 colaboradores e segue diretrizes estabelecidas pela Política Nacional de Humanização (PNH) do Ministério da Saúde.

“O projeto Humanizar é de fundamental importância para o acolhimento digno de nossos usuários. Está presente 24 horas por dia nas portas de entrada do Pronto Socorro e Ambulatório do Hospital de Base e do Hospital Regional de Santa Maria (HRSM). Até o fim de setembro, pretendemos contratar mais 36 colaboradores para que todas as UPAs do DF tenham esse mesmo atendimento por 24 horas. A equipe é treinada para dar apoio e demonstrar empatia aos usuários que buscam nossas unidades”, ressalta a diretora Emanuela.

O Humanizar é um programa voltado ao acolhimento de pacientes, acompanhantes e demais usuários das unidades geridas pelo IgesDF, com o propósito de criar um ambiente mais humano e confortável dentro do ambiente hospitalar. O objetivo da primeira-dama é expandir esse projeto, difundindo uma cultura de cuidado e empatia.

“Estamos sendo observados. Alagoas, por exemplo, já abraçou o projeto. O trabalho de todos é muito importante”, ressaltou Mayara Noronha Rocha.

Durante a visita, Mayara conduziu uma reunião, abordando a possibilidade de ampliar o projeto. Ela elogiou o modelo desenvolvido pela Diep e enfatizou que “humanizar o atendimento hospitalar contribui para reduzir o sofrimento de quem está doente e precisa de orientação”.

*Com informações do IgesDF