25/08/2023 às 15:51

Ação em escola do Sol Nascente ensina alunos sobre uso racional da água

Atividades de educação ambiental foram realizadas pela Caesb, em parceria com outros órgãos do GDF, para cerca de 1.300 crianças da EC 66

Por Agência Brasília* I Edição: Débora Cronemberger

Cerca de 1.300 alunos da educação infantil e fundamental da Escola Classe 66, do Sol Nascente, participaram, nesta sexta-feira (25), de diversas atividades de educação ambiental, com a abordagem de temas como uso racional de água, uso correto da rede de esgoto, reciclagem e coleta seletiva.

A ação Educar para Preservar foi realizada pela Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb), em parceria com a Secretaria de Educação, a Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do Distrito Federal (Adasa) e a Administração do Sol Nascente/Pôr do Sol com o objetivo de proporcionar às crianças uma vivência prática e extraclasse sobre o tema educação ambiental e sustentabilidade.

“Agora vou ensinar meus pais que tem de escovar os dentes e fechar a torneira, tem que ensaboar a louça, fechar a torneira e depois abrir quando for enxaguar”, diz o estudante Hibrain Santana Jacobina

A secretária de Educação do DF, Hélvia Paranaguá, destaca que essa é mais uma ação dentro da rede pública de ensino do DF que tem como foco formar cidadãos mais conscientes com a sustentabilidade. “Valorizamos muito esse trabalho de conscientização dos estudantes, em parceria com outros órgãos, que levam ações lúdicas e educativas para que os jovens possam repassar esse conhecimento e influenciar positivamente toda a comunidade escolar”, pontua.

Para o presidente da Adasa, Raimundo Ribeiro, é de extrema importância levar a temática ambiental para o ambiente escolar. “Ao despertamos a consciência ambiental da criança, por meio de projetos lúdicos e interativos, incentivamos a mudança comportamental dos seus pais e da comunidade onde ela vive. Os efeitos desse processo educacional são benéficos para toda a sociedade”, afirma Raimundo.

Segundo o administrador regional do Sol Nascente/Pôr do Sol, Claudio Ferreira, “é gratificante ver ações para as crianças que abordem o tema do uso correto da água. A educação e a sustentabilidade são assuntos de suma importância para hoje e para as gerações futuras”.

*Com informações da Caesb