28/08/2023 às 15:34, atualizado em 28/08/2023 às 16:01

Ação do GDF retira 1,7 tonelada de lixo do lago do Parque da Cidade

Batizada de Operação Lagoa Azul, a iniciativa reuniu diversos órgãos do governo para recolher resíduos dos arredores e dentro do tanque; a atuação ocorrerá mensalmente

Por Adriana Izel, da Agência Brasília | Edição: Igor Silveira

Uma ação conjunta entre órgãos do Governo do Distrito Federal (GDF) retirou 1.710 quilos de resíduos da parte interna e dos arredores do lago do estacionamento 10 do Parque da Cidade Sarah Kubitschek. Entre o lixo recolhido estavam galhos de árvores, pedaços de madeira, plásticos, latas e até restos de um aparelho celular. O material foi levado para a Usina de Tratamento Mecânico Biológico da Asa Sul, do Serviço de Limpeza Urbana (SLU).

O material retirado do lago foi levado para a Usina de Tratamento Mecânico Biológico da Asa Sul do Serviço de Limpeza Urbana (SLU)

De acordo com o responsável pelo equipamento público, após o mutirão, a ação será repetida mensalmente no espaço. “Também vamos intensificar o trabalho de conscientização do público frequentador para que faça o descarte correto dos resíduos nas lixeiras distribuídas pelo parque”, anuncia.

Com 157 mil m² de superfície e profundidade que varia entre 50 cm e 1,5 m, o lago costuma servir de cenário para frequentadores aproveitarem ao ar livre, confraternizar e fazer piqueniques.

Melhorias

Em 11 de outubro, o Parque da Cidade Sarah Kubitschek completa 45 anos. No ano do aniversário, o equipamento público passa por algumas melhorias, como a construção de áreas acessíveis nos estacionamentos 10 e 13, a reforma do Castelinho e a retirada dos pinheiros dos estacionamentos 4 e 5.

Ação do GDF retira 1,7 tonelada de lixo do lago do Parque da Cidade