04/09/2023 às 11:47, atualizado em 04/09/2023 às 14:37

Orquestra Sinfônica traz concertos internacionais gratuitos em setembro

Apresentações acontecem às terças-feiras, no Teatro Plínio Marcos, no Eixo Cultural Ibero-Americano, com maestros convidados. Veja a programação

Por Agência Brasília* | Edição: Chico Neto

Três concertos internacionais, três maestros convidados, três solos de piano, um de violino e mais uma edição do ciclo dedicado ao repertório de Beethoven marcam a programação da Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional Claudio Santoro (OSTNCS) para este mês.

Regente da orquestra, o maestro Claudio Cohen dá detalhes:  “Começamos pelo francês, com obras de Maurice Ravel, Gabriel Fauré e da compositora Lili Boulanger, e em seguida teremos o concerto espanhol, destacando Manuel de Falla e Joaquim Turina. Na sequência, será a vez do repertório clássico chinês, no qual apresentaremos ao grande público composições daquele país”.

A pianista russa Anastasiya Evsina será solista na série dedicada a Beethoven: “Para mim, o Concerto para Piano nº 5 mescla poder majestoso e sensibilidade” | Foto: Christoph Diewald

Ela traz uma nota histórica para o músico que revolucionou sua arte: “Em 1809, quando Beethoven compunha esse concerto, a Áustria era bombardeada pelas tropas de Napoleão. Apesar de Beethoven inicialmente admirar Napoleão por seus ideais revolucionários, sentiu-se traído por suas ambições imperialistas, chegando a retirar a dedicatória ao francês na Sinfonia nº 3, Eroica”. Evsina destaca na composição “o estilo típico de Beethoven, representando a luta heroica do ser humano perante adversidades”. E lembra que “Imperador é notavelmente mais pessoal que outras composições clássicas da época, antecipando o surgimento do romantismo”.

A pianista, cuja paixão pelo instrumento se manifestou aos quatro anos, coleciona performances aclamadas em palcos como o Tokyo Opera City Recital Hall (Japão), o Palácio Nacional da Cultura, em Sófia (Bulgária) e o Rachmaninoff Hall, em Moscou (Rússia). “Diferentemente dos concertos de Haydn e Mozart, onde solista e orquestra colaboraram, em Beethoven, o solista se destaca”, pontua. “Seu virtuosismo elevou-se a novos patamares. O 5º Concerto foi considerado por contemporâneos um dos mais desafiadores”.

Anastasiya traduz sua ligação com Beethoven: “Para mim, o Concerto para Piano nº 5 mescla poder majestoso e sensibilidade. No segundo movimento, enxergo a fortaleza do herói e sua ternura. A técnica e o ritmo exigidos são intensos, particularmente no vibrante terceiro movimento. Mesmo diante de adversidades, como sua surdez, Beethoven brindou-nos com esta obra de profunda alegria”.

 Programação

* Dia 5, às 20h, no Teatro Plínio Marcos (Eixo Cultural Ibero-Americano)
Concerto Francês
→ Lili Boulanger – D’un matin de printemps
→ Maurice Ravel – Concerto para Piano
Solista – Fábio Martino (Piano)
Gabriel Fauré – Masques et Bergamasques
Maurice Ravel – Le Tombeau du Couperin
Regente Nathalie Marin (França)

* Dia 12, às 20h, no Teatro Plínio Marcos
Concerto Espanhol
Manuel de Falla – El Sombrero de Três Picos, Suíte nº 2
Joaquin Turina – Sinfonia Sevillana
Sergei Rachmaninov – Concerto para Piano nº 2
Solista – Martin Garcia (piano)
Maestro Marc Moncusi

 * Dia 19, às 20h, no Teatro Plínio Marcos
Concerto Chinês
Autor desconhecido – Jiangsu Ballad/Jasmine Flowers
Chen Gang e He Zhanghao – Butterfly Lovers – Concerto para Violino e Orquestra
Villa-Lobos – Choros nº 6
Solista Xuan Du (violino)
Maestro Evandro Matte

* Dia 26, às 20h, no Teatro Plínio Marcos
Ciclo Beethoven 2023
Abertura As Ruínas de Atenas Op. 113
→ Sinfonia nº 8 em fá maior Op.93
Concerto para Piano e Orquestra nº 5 em Mi Bemol Maior Op. 73, Imperador
Solista – Anastasiya Evsina (piano)
Maestro Claudio Cohen.

*Com informações da Secretaria de Cultura e Economia Criativa (Secec)