14/09/2023 às 15:54, atualizado em 14/09/2023 às 18:10

Avenida Paranoá garante segurança de pedestres com 44 pontos de travessia

Trabalhos na via também envolvem recuperação asfáltica e construção de novos estacionamentos, serviços já próximos da conclusão; investimento é superior a R$ 17,7 milhões

Por Carolina Caraballo, da Agência Brasília | Edição: Chico Neto

As novas faixas de pedestre da Avenida Central do Paranoá estão prontas. A principal via da cidade, que passa por uma reforma completa, ganhou 44 travessias espalhadas ao longo de seus 4,5 km. Já a pavimentação da pista e a construção de estacionamentos estão em fase final de execução. Um montante superior a R$ 17,7 milhões foi investido nesse trabalho, que trará mais segurança para motoristas, pedestres e ciclistas.

A grande reforma da Avenida Paranoá tem sido feita por etapas, para minimizar os transtornos à população. A recuperação asfáltica foi executada primeiro na pista que segue em direção ao Plano Piloto –  faltam apenas alguns detalhes para que a sinalização horizontal seja concluída. Em seguida, a pavimentação passou a ser feita na pista que leva ao Itapoã. O trecho começou a ganhar sinalização nesta quarta-feira (13).

Estacionamentos

“O asfaltamento da avenida está praticamente concluído, faltando apenas recuperar a rotatória que fica bem no meio de via”, informa o fiscal da Secretaria de Obras do Distrito Federal (SODF) Douglas Marciel Dias. “As máquinas estão fazendo a fresagem dessa pequena área”. O processo consiste em remover as camadas do asfalto danificado para que uma nova capa seja aplicada.

Para melhorar ainda mais as condições de trafegabilidade da via, 17.216,14 m² de novos estacionamentos estão sendo construídos ao longo da avenida. “Esse é outro serviço que está perto de ser finalizado, faltando apenas instalar o piso intertravado em uma área de 50 m²”, pontua Douglas.

E as melhorias da Avenida Paranoá não estão restritas aos motoristas. Além de garantir pontos de travessia para os pedestres, o Governo do Distrito Federal (GDF) também restaurou mais de 36,3 mil m² de calçadas e 2,5 km de ciclovias que atendem a via.

Avenida Paranoá garante segurança de pedestres com 44 pontos de travessia