Bem-vindo(a) ao nosso site! Encontre informações essenciais e serviços para melhorar sua experiência cidadã. Explore e aproveite ao máximo!
Abaixo listamos as Secretarias, Órgãos e Entidades vinculados ao Governo do Distrito Federal, para acessá-los clique na lista ou pesquise.
Na lista abaixo são listadas todas as Administrações Regionais que compõe o Distrito Federal, para acessá-los clique na lista ou pesquise.
25/08/2016 às 09:17, atualizado em 03/05/2017 às 18:15
Com materiais recicláveis, Andrêssa Faiad vai ensinar a fazer acessórios, como colares. Minicurso gratuito será na Biblioteca Pública do Cruzeiro, em 9 de setembro, das 14h30 às 17h30
O pote de creme de cabelo que iria para o lixo é transformado em colar. A caixa de ovo e os retalhos de tecido ganham o mesmo destino: moda sustentável para o dia a dia. O trabalho é da diretora criativa de moda Andrêssa Faiad, de 36 anos, que vai ministrar oficina gratuita para confecção de acessórios com essa proposta, na segunda edição da Virada do Cerrado.
“Um dos objetivos é aplicar os três Rs [reduzir, reutilizar e reciclar] no cotidiano”, explica a brasiliense, que trabalha no ramo há 23 anos — 18 dedicados à moda com o viés da sustentabilidade. “Toda essa preocupação é com o meio ambiente, porque o que estou fazendo não pode comprometer as gerações futuras”, ressalta a empresária. “O foco é trabalhar o estilo da pessoa e de uma forma inovadora e criativa”, acrescenta.
Com 20 vagas, a oficina será em 9 de setembro, das 14h30 às 17h30, no salão de múltiplas funções da Biblioteca Pública do Cruzeiro (Quadra 3, Área Especial, Cruzeiro Velho), para público com idade mínima de 8 anos. Os materiais serão oferecidos, mas Andrêssa incentiva os participantes a levarem bijuterias e artigos diversos para ser aproveitados, como plásticos. Dúvidas podem ser esclarecidas pelo telefone (61) 3345-0634.
O minicurso faz parte da programação da Virada do Cerrado, que ganhou mais um dia — vai de 7 a 11 de setembro (antes começaria no dia 8). As atrações foram divulgadas pela Secretaria do Meio Ambiente e estão na página do evento na internet.
A Virada engloba uma série de ações ligadas à preservação do maior bioma do DF e ocorrerá em várias regiões administrativas de Brasília. Neste ano, o tema é Mudanças Climáticas e será trabalhado com base nos quatro elementos da natureza: água, terra, fogo e ar.
“O meio ambiente não caminha solitário, e a programação traz essa transversalidade dentro do Cerrado com os quatro elementos da natureza”, explica a coordenadora de Educação e Mobilização Socioambiental, da Secretaria do Meio Ambiente, Juliana Pinto.
São exemplos de atividades a reutilização e reciclagem de materiais em Águas Claras; caminhada ecológica em Sobradinho; passeio ciclístico no Gama; oficinas de educação ambiental, caminhada e mutirão de limpeza na Fercal; inauguração de viveiro no Park Way; revitalização de horta em São Sebastião; oficinas sobre mudanças climáticas e biodiversidade na Estrutural; e bate-papo sobre agroecologia no Setor de Indústria e Abastecimento (SIA).
Em Taguatinga, haverá um mutirão de plantio em hortas verticais. Na Fercal, serão oferecidas oficinas e feira de trocas no evento Varjão Sustentável — Reciclagem e Resíduos Sólidos. O Jardim Botânico de Brasília sediará o seminário Água, Florestas e Cerrado, exposições, sarau e feira de sustentabilidade. Além disso, a edição deste ano extrapolou os limites do Distrito Federal, com atividade no município goiano de Padre Bernardo.
Em 8 e 9 de setembro, as ações terão caráter educativo e formativo, com foco na atuação com escolas e universidades. Em 7, 10 e 11, ocorrerão atividades culturais, esportivas e lúdicas para todas as idades. No último dia, a agenda ficará concentrada no Estacionamento 10 do Parque da Cidade Dona Sarah Kubitschek, no Plano Piloto.
Pessoas físicas ou jurídicas podem propor atividades ambientais gratuitas até o meio-dia desta sexta-feira (26), pelo e-mail mobilizacao.sema@gmail.com. Se aprovadas pelos organizadores, elas serão incluídas no programa.
A primeira Virada do Cerrado, de 11 a 13 de setembro de 2015, ocorreu de forma colaborativa com cerca de 80 entidades, entre órgãos dos governos federal e de Brasília e organizações da sociedade civil. Foram mais de 200 atividades espalhadas por 21 regiões administrativas. Na avaliação da Secretaria do Meio Ambiente, o evento reuniu em torno de 20 mil pessoas entre participantes e organizadores.
Virada do Cerrado
De 7 a 11 de setembro (de quarta-feira a domingo)
Programação no site tonavirada.org
Edição: Raquel Flores