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30/09/2023 às 18:13
Programa do HRSM proporciona atendimento residencial de equipe multidisciplinar em casos como cuidados paliativos, bebês com baixo peso e procedimentos complexos
Imagine um paciente acamado ou internado por anos e finalmente receber alta, sabendo que todos os cuidados necessários continuarão a ser proporcionados no conforto do lar. Há dois anos, o Hospital Regional de Santa Maria (HRSM) lançou um programa de cuidados médicos domiciliares, o Núcleo Regional de Atenção Domiciliar (Nurad). Hoje, esse serviço faz a diferença na vida de 32 pacientes e suas famílias, oferecendo desde tratamentos médicos de média complexidade até reabilitação motora, tudo sem a necessidade de sair de casa.
Para Natália Silva, mãe e cuidadora do pequeno Thomas Silva, de 3 anos, o aspecto multiprofissional é de grande importância. “Estou muito satisfeita, pois eles suprem todas as necessidades do meu filho. Devido à paralisia cerebral do Thomas, preciso ter cuidados especiais com ele, e o Nurad está sempre lá para me auxiliar. Saber que posso contar com eles faz toda a diferença na qualidade de vida do meu filho e na nossa tranquilidade”, relata.
A neta da paciente Elza de Souza, de 87 anos, Karen Cristhyane Araújo, conta que a avó morava em Goiás e lá não tinha muita assistência. Assim que veio para o DF, a família procurou o sistema de atendimento domiciliar. “Ela é acamada e é muito difícil para a gente está levando no hospital. Eles fazem todo esse acompanhamento, os exames de sangue, fisioterapia, fonoaudiologia, eles fazem tudo aqui. Só quando não tem como fazer em casa, eles mesmos marcam, e a ambulância vem buscar”, conta.
Como se inscrever
Para se inscrever, o paciente deve apresentar o perfil de média complexidade domiciliar e ser classificado na modalidade AD2 ou AD3. Essa classificação é feita a partir do preenchimento do Formulário de Avaliação para Atenção Domiciliar (Faad), procedimento que pode ser feito pela equipe médica durante a internação hospitalar ou pela unidade básica de saúde (UBS).
Caso o paciente não seja encaminhado pela Rede de Atenção à Saúde (RAS), os cuidadores têm a opção de procurar o Nurad pessoalmente e preencher uma ficha de solicitação de avaliação.
“Eles fazem a visita semanalmente, sempre com muita dedicação. Todos são muito educados e prestativos, sempre dispostos a ensinar algo que possa melhorar os cuidados. Meu desejo é que continuem com esse excelente projeto e que possam auxiliar mais famílias como a minha”, compartilhou Lucineide.
*Com informações do IgesDF