29/09/2023 às 18:00

Compartilhando Saberes promove palestra online sobre comércio eletrônico

Evento realizado todos os meses pelo Instituto Brasília Ambiental tem o objetivo de incentivar a troca de estudos entre os servidores

Por Agência Brasília* | Edição: Saulo Moreno

A edição do ciclo de palestras Compartilhando Saberes do mês de setembro foi realizada nesta sexta-feira (29) com a apresentação da dissertação de mestrado Análise da contribuição da engenharia do conhecimento ao comércio eletrônico, desenvolvido pelo servidor José Tadeu Silva. O evento, da comissão de Qualidade de Vida no Trabalho (QVT) do instituto, teve transmissão ao vivo pelo canal do YouTube Brasília Ambiental.

“Justifiquei meus estudos com base na grande revolução que ocorreu no mundo dos negócios com o crescimento do comércio eletrônico, o que resultou em melhorias contínuas do processo para consumidores e fornecedores. E, em um ambiente cada vez mais competitivo, torna-se essencial investigar quais tecnologias da engenharia podem contribuir para tal”José Tadeu Silva, especialista de atividades do meio ambientedireita

O objetivo geral da pesquisa foi analisar as contribuições da engenharia do conhecimento ao comércio eletrônico, com as finalidades específicas de levantar as características desse tipo de negócio, identificar ferramentas que podem ser utilizadas e relacioná-las com as características do mercado online.

“Justifiquei meus estudos com base na grande revolução que ocorreu no mundo dos negócios com o crescimento do comércio eletrônico, o que resultou em melhorias contínuas do processo para consumidores e fornecedores. E, em um ambiente cada vez mais competitivo, torna-se essencial investigar quais tecnologias da engenharia podem contribuir para tal”, esclarece o profissional de gerenciamento das tecnologias da informação e especialista de atividades de meio ambiente da autarquia.

Durante a palestra, foi apresentado o histórico das transações online, destacando que a pandemia teve um peso importante à medida que as pessoas passaram a utilizar mais a ferramenta, fomentando a modernização e atingindo-se um patamar não imaginável tempos atrás. E, diante das análises, concluiu-se que o instrumental da engenharia do conhecimento pode ser utilizado como um caminho viável para suprir lacunas em metodologias, mas depende de avaliação e aprofundamento.

Conhecimento

O projeto Compartilhando Saberes é uma iniciativa do Brasília Ambiental iniciado em 2019. É destinado aos servidores que usufruíram do afastamento temporário das atividades laborais para participação no programa de pós-graduação stricto sensu, conforme o artigo 161 da lei complementar nº 840/2011.

Devido à iniciativa, em junho deste ano, durante o Encontro Anual de Qualidade de Vida no Trabalho, promovido pela Secretaria de Fazenda do DF, o instituto foi premiado com o selo Qualivida 2023, na categoria Bronze, no segmento Autarquias. Na ocasião, outro projeto do instituto também foi agraciado: Semana da Saúde e Qualidade de Vida, que este ano terá sua 11ª edição, a ser realizada entre 23 e 27 de outubro.

*Com informações do Brasília Ambiental