Bem-vindo(a) ao nosso site! Encontre informações essenciais e serviços para melhorar sua experiência cidadã. Explore e aproveite ao máximo!
Abaixo listamos as Secretarias, Órgãos e Entidades vinculados ao Governo do Distrito Federal, para acessá-los clique na lista ou pesquise.
Na lista abaixo são listadas todas as Administrações Regionais que compõe o Distrito Federal, para acessá-los clique na lista ou pesquise.
05/10/2023 às 17:42, atualizado em 05/10/2023 às 18:08
Além de aprenderem a fazer pães para consumo da família, alunos recebem capacitação da Emater para comercializar os produtos
O cheirinho de pão artesanal feito na hora preencheu a Unidade Didática de Processamento da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Distrito Federal (Emater-DF) nesta quinta-feira (5), enquanto sete produtoras rurais participavam de um curso de panificados da empresa pública do Governo do Distrito Federal (GDF).
A capacitação é dividida em três módulos e ensina a fabricação de massas básicas, integrais e enriquecidas, além de receitas que são testadas e trabalhadas por técnicos do Centro de Formação Tecnológica e Desenvolvimento Profissional (Cefor). Cada módulo dura um dia, totalizando três dias de conteúdo. O aluno também pode fazer apenas o módulo de sua preferência.
A agricultora familiar Conceição de Michele da Silva mora no assentamento Márcia Cordeiro Leite, em Planaltina. Na última aula ela fez, junto a outras produtoras, pães, roscas e pizza. Nesta quinta-feira (5), as alunas fizeram pão integral, pão de batata, pão de abóbora, aprender sobre recheios e tirar dúvidas de culinária.
“Somos conveniados pela Emater de Planaltina, e em todas as oportunidades eles procuram a comunidade e os produtores para estar inseridos na capacitação. Estou achando um grande incentivo para nós produtoras a capacitação, pelo fato de a gente não precisar ir à rua comprar um pão, a gente mesma está fazendo ali, tanto para a nossa família quanto para um acréscimo da renda. Nem sempre a gente tira renda da nossa própria produção, por sermos produtores pequenos, talvez menos vistos. Então, é uma grande oportunidade para a gente estar fazendo desse curso uma chance de aumentar a renda da nossa família, trabalhando para levar nossos produtos para feiras e exposições”, comenta Michele.
Dez cursos em cinco meses
Os cursos de capacitação da Emater são direcionados aos produtores rurais e trabalhadores já assistidos pela empresa pública. Para se inscrever, o produtor deve procurar o escritório da empresa da sua região, que fornece a programação e as datas com antecedência.
“Esses cursos têm a finalidade de ser mais uma opção de geração de renda para as famílias. A ideia é serem cursos mais básicos para que as pessoas possam realmente colocar em prática”Deijane Araújo, gerente do Centro de Formação Tecnológica e Desenvolvimento Profissional (Cefor) da Emater-DFesquerda
A Unidade Didática de Processamento do Escritório Central da Emater, localizada na Asa Norte, é um apoio para os escritórios do órgão e foi inaugurada em abril. Segundo a gerente do Cefor da Emater, Deijane Araújo, dez cursos na área da agroindústria já foram realizados entre abril e setembro deste ano, contemplando cerca de 116 alunos.
Há um limite de 15 alunos por turma, entre produtores e trabalhadores rurais. Entre as capacitações já realizadas, estão as de fabricação de molhos, antepastos e tomate seco; fabricação de queijos básicos; processamento e filamento de tilápia; desidratação de vegetais; charcutaria artesanal – preparação de carne produzindo alimentos defumados, curados e, inclusive, embutidos -; e também a de panificação, com massas básicas, pães artesanais, pães integrais e pães enriquecidos.
“Esses cursos têm a finalidade de ser mais uma opção de geração de renda para as famílias. A ideia é serem cursos mais básicos para que as pessoas possam realmente colocar em prática”, explica a gerente.