Bem-vindo(a) ao nosso site! Encontre informações essenciais e serviços para melhorar sua experiência cidadã. Explore e aproveite ao máximo!
Abaixo listamos as Secretarias, Órgãos e Entidades vinculados ao Governo do Distrito Federal, para acessá-los clique na lista ou pesquise.
Na lista abaixo são listadas todas as Administrações Regionais que compõe o Distrito Federal, para acessá-los clique na lista ou pesquise.
07/10/2023 às 16:53
Trabalhadores do SLU, da Novacap, do GDF Presente e das administrações regionais desobstruíram vias, limparam bocas de lobo e recolheram galhos e troncos de árvores em Ceilândia, Sol Nascente e Samambaia
O Governo do Distrito Federal (GDF) mobilizou mais de 150 servidores para minimizar os estragos causados pelas chuvas registradas na última sexta-feira (6) em Ceilândia, Sol Nascente e Samambaia. As equipes destacadas foram compostas por trabalhadores do Serviço de Limpeza Urbana (SLU), da Companhia Urbanizadora da Nova Capital (Novacap), do programa GDF Presente e das administrações regionais. O trabalho também contou com o apoio do Corpo de Bombeiros, da Polícia Militar e da Defesa Civil.
No Sol Nascente, as principais ocorrências foram registradas na Avenida Principal do Trecho 3 e na Avenida Trem Bom, no Trecho 1. “Tivemos danos pontuais, com a queda de galhos de árvores e a queda de energia, mas já entramos em contato com a distribuidora. A administração segue monitorando todas as quadras, incluindo o Pôr do Sol”, relatou Claudio Ferreira, administrador da região.
O SLU mobilizou 55 garis para limpar as cidades – 40 atuaram em Ceilândia e no Sol Nascente, e o restante em Samambaia. Por sua vez, o Departamento de Parques e Jardins (DPJ) da Novacap também auxiliou na missão com mais de 60 servidores, divididos em seis equipes. Até o momento, foram recolhidas seis árvores em Ceilândia e dezenas de galhos nas outras regiões administrativas.
O chefe do DPJ, Raimundo Silva, afirmou que as equipes estão sempre nas ruas executando serviços de prevenção. “O trabalho preventivo acontece sempre. Esse ano chegamos a quase 90 mil intervenções. Em dias úteis, por exemplo, temos 44 equipes em atuação, somando em torno de 440 pessoas. Então, não conseguimos prever quando haverá ventos fortes acima da resistência da arborização urbana, mas conseguimos preparar a cidade e resolver os problemas quando aparecem”, explica.
Resposta rápida
Para dar celeridade nas respostas em caso de fortes chuvas e outras ocorrências, o GDF editou, no último dia 2, a Portaria nº 89, que dividiu o DF em 15 grupos multidisciplinares e designou responsáveis para a organização e envio de equipes para os locais afetados.
O texto garante a mobilização de profissionais, veículos, equipamentos, maquinários e insumos necessários para o atendimento das ocorrências a qualquer hora do dia, sete dias por semana.