26/10/2023 às 16:38

Divulgada lista de candidatos a delegados para Conferência de Juventude

Votação será realizada nesta sexta (27), durante a etapa distrital, para a escolha de representantes do DF na etapa nacional

Por Agência Brasília* I Edição: Débora Cronemberger

A Secretaria da Família e Juventude do DF (SEFJ) divulgou, em publicação do Diário Oficial do DF (DODF) desta quinta-feira (26), a relação dos candidatos a delegados que representarão a juventude local na etapa nacional da Conferência de Juventude, que será realizada de 14 a 17 de dezembro. Serão eleitos 16 representantes.

A eleição ocorre nesta sexta-feira (27), durante a 4ª Conferência Distrital de Juventude, no edifício-sede da pasta, situada no Setor Comercial Sul, Quadra 4, Bloco A, Edifício Luiz Carlos Botelho, 5° andar, Asa Sul. O processo de credenciamento dos candidatos a delegados será das 9h às 12h. Os 27 candidatos se juntarão aos 58 delegados eleitos nas etapas regionais e escolherão entre si os seus representantes.

A abertura da Conferência Distrital está marcada para as 13h. Às 14h será iniciada a apresentação dos candidatos a delegado. A votação vai começar às 16h, e o encerramento, com a promulgação dos resultados, está marcado para as 18h.

Todos os delegados que desejam participar da Conferência Distrital de Juventude devem apresentar a seguinte documentação no momento do credenciamento:

→ Carteira de Identidade (RG) ou documento equivalente, com foto, que comprove a identidade do delegado (original e uma cópia);
→ Comprovante de inscrição feita neste link;
→ Delegados que foram eleitos nas conferências regionais devem apresentar comprovante de convocação para a Conferência Distrital de Juventude, emitida pela comissão organizadora;
→ Delegados que foram indicados por organizações ou entidades devem apresentar uma carta de indicação ou procuração assinada pela respectiva organização, indicando o delegado como seu representante oficial na conferência;
→ Para delegados menores de 18 anos, uma autorização por escrito dos pais ou responsáveis legais é necessária para a participação na conferência, juntamente com uma cópia de documento de identidade do responsável pela autorização. O modelo de autorização encontra-se aqui. Sem os devidos documentos, fica impossibilitada a participação.

O regimento interno detalha que, dos 16 delegados, será escolhido um representante para cada eixo temático dos 12 assuntos debatidos nas reuniões promovidas pelas conferências regionais: Participação e engajamento cívico, Educação de qualidade, Desemprego e empregabilidade, Saúde mental e bem-estar, Acesso à cultura e lazer, Participação política e representatividade, Violência e segurança,  Acesso à informação e tecnologia, Igualdade e inclusão, Meio ambiente e sustentabilidade, Acesso à moradia e mobilidade e Enfrentamento da pandemia e seus impactos. O restante das vagas será preenchido por quatro delegados representantes da sociedade civil.

A conferência será conduzida pelo titular da SEFJ, Rodrigo Delmasso, e seguirá o regimento interno. Para Delmasso, a conferência é uma excelente oportunidade de incluir o jovem nos debates e na formulação de políticas públicas que abrangem a sua realidade. “Vimos durante todas as etapas a participação ativa dos jovens. É um grande engano pensar que o jovem não deseja estar no debate. Eles só precisam de oportunidade, voz e visibilidade, e esse compromisso é uma determinação do governador Ibaneis Rocha no engajamento da juventude nas pautas importantes do governo”, destaca o gestor.

*Com informações da SEFJ