30/10/2023 às 16:50

Mulheres em situação de vulnerabilidade recebem atendimento especializado

Consultas ginecológicas e exames de mamografia ligados ao Outubro Rosa foram oferecidos a mulheres encaminhadas pela Secretaria da Mulher

Por Agência Brasília* | Edição: Igor Silveira

Em uma iniciativa dedicada ao Outubro Rosa – mês de conscientização para a prevenção ao câncer de mama –, a Secretaria da Mulher do Distrito Federal (SMDF) promoveu, entre 16 e 27 de outubro, no Centro Especializado em Saúde da Mulher (CESMU), na 514/515 Sul, uma série de atendimentos especializados em saúde para as mulheres do campo e em situação de vulnerabilidade.

As 50 mulheres encaminhadas pela SMDF receberam atendimentos personalizados, como exames preventivos, consultas médicas e orientações sobre prevenção, com o objetivo central de proporcionar cuidados específicos e promover a conscientização sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama. Para a secretária da Mulher, Giselle Ferreira, a ação busca reduzir as barreiras de acesso aos cuidados de saúde essenciais. “A ação da SMDF durante o Outubro Rosa reforça o compromisso da secretaria em apoiar e promover a saúde e o bem-estar das mulheres em todas as esferas da sociedade. A solidariedade e o cuidado com as mulheres que enfrentam o câncer de mama são valores fundamentais desta iniciativa”, destaca.

Também conhecida como Clínica da Mulher, a unidade localizada na 514 Sul proporciona cuidados de saúde abrangentes e especializados, além de oferecer um ambiente acolhedor e atencioso para mulheres que necessitam de apoio e tratamento. Carla Camilo, gerente da unidade, destacou que a detecção precoce aumenta as chances de cura. “Na ação conjunta do CESMU com a Secretaria da Mulher, as mulheres foram acolhidas pela equipe multidisciplinar, orientadas sobre a importância de realizarem anualmente seus exames e, por fim, encaminhadas à consulta médica em ginecologia”, explicou.

Maria de Lourdes Coelho, que passou pela cirurgia de retirada da mama há onze meses, foi uma das mulheres assistidas que receberam acompanhamento no CESMU e ressaltou a importância de iniciativas que incentivem o cuidado com a saúde. “É muito importante a iniciativa da Secretaria da Mulher. Só assim, será possível evitar passar por um processo mais doloroso. Prevenir é melhor do que remediar. Além dos exames ofertados, o apoio da equipe ao levar informações e alertar para os riscos, mostrando o quão é importante que a mulher faça a mamografia”, expressou.

Para mais informações sobre futuras iniciativas e serviços oferecidos pela SMDF, consulte o site da Secretaria de Mulher do Distrito Federal.

*Com informações da Secretaria de Mulher do Distrito Federal (SMDF)