06/11/2023 às 11:14

Caderneta de saúde do paciente renal auxilia no tratamento

Idealizado por profissionais do Hran, material orienta pessoas com diagnóstico recente e ajuda na parte nutricional de doenças crônicas

Por Agência Brasília* | Edição: Igor Silveira

Recém-criada na residência multiprofissional em nefrologia do Hospital Regional da Asa Norte (Hran), a caderneta de saúde do paciente renal reúne orientações e ferramentas para monitorar e auxiliar no tratamento nutricional. Voltado para pessoas com doença renal crônica tanto em tratamento conservador, com medicações e dieta, quanto dialítico (uso de máquinas), esse documento já beneficiou cerca de 50 usuários desde o início da distribuição, no segundo trimestre de 2023.

Renato Alves é um dos pacientes acometidos por doença renal e já leu toda a caderneta | Foto: Sandro Araújo/Agência Saúde

“O paciente com doença renal crônica costuma transitar por diversos serviços de saúde. A caderneta é um instrumento de comunicação entre os profissionais. Além disso, é uma forma de sugerir a responsabilização do paciente por seu tratamento”, afirma. A profissional idealizou a caderneta de saúde do paciente renal junto à ex-residente Gabriela Vespar.

Comunicação

Os dados de contato dos pacientes que recebem a caderneta são registrados para que seja possível manter a comunicação. A intenção da equipe é que, até o fim do ano, seja iniciado um canal de envio periódico de orientações e lembretes por meio de mensagens eletrônicas.

A versão digital da caderneta de saúde do paciente renal está disponível a todos os usuários do serviço ambulatorial do Hran. O material pode ser acessado aqui.

*Com informações da Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES)