Bem-vindo(a) ao nosso site! Encontre informações essenciais e serviços para melhorar sua experiência cidadã. Explore e aproveite ao máximo!
Abaixo listamos as Secretarias, Órgãos e Entidades vinculados ao Governo do Distrito Federal, para acessá-los clique na lista ou pesquise.
Na lista abaixo são listadas todas as Administrações Regionais que compõe o Distrito Federal, para acessá-los clique na lista ou pesquise.
13/11/2023 às 19:55
Especialistas da Secretaria de Saúde receberam moções de louvor na Câmara Legislativa do Distrito Federal em comemoração ao dia mundial da categoria
Profissionais de radiologia da Secretaria de Saúde (SES-DF) foram homenageados nesta segunda-feira (13) em sessão solene na Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF). A entrega de moções de louvor ocorreu em comemoração ao Dia Mundial da Radiologia, celebrado no último dia 8. Estiveram presentes tecnólogos, técnicos, auxiliares e médicos da pasta, tanto os que ainda estão na ativa como os que fizeram parte da história do segmento em Brasília.
Referência técnica distrital (RTD) de Radiologia, Gleidson Viana representou a secretária de Saúde, Lucilene Florêncio, na cerimônia. “É uma homenagem a profissionais que lidam diariamente com o desafio que é levar o diagnóstico ao médico assistente. Tanto o médico quanto o técnico de radiologia fazem parte desse processo de construção da jornada do paciente. Percebo que cada vez mais estamos prezando pelo caminho do acolhimento ao paciente, de atenção e de ouvir”, ressaltou.
Neste ano, o Governo do Distrito Federal (GDF), por meio da SES-DF, manteve esforços voltados à melhoria dos serviços de diagnóstico de imagem na rede. A pasta distribuiu, por exemplo, 38 aparelhos de raio X digitais portáteis a hospitais públicos. Além de investir em um novo ecocardiograma e realizar manutenções periódicas que garantem o funcionamento de 11 mamógrafos, chegando a zerar, em outubro, a lista de espera por exames de mamografia.
“A trajetória dos profissionais de radiologia é marcada por inúmeras etapas desafiadoras, desde os dias intensos do processo de formação até a busca constante por atualização profissional. A recente pandemia ressaltou ainda mais a importância da radiologia, destacando-se como uma ferramenta indispensável no diagnóstico e acompanhamento de diversas condições de saúde.”Deputado Jorge Vianna, autor da homenagem na CLDFesquerda
Imagem na saúde
O Dia Mundial da Radiologia é comemorado em 8 de novembro. A data busca contribuir para uma melhor percepção do radiologista como parte essencial na saúde, no diagnóstico e no tratamento.
Responsável pela homenagem na CLDF, o deputado Jorge Vianna ressaltou a dedicação e o compromisso da comunidade global de radiologia, tecnólogos, pesquisadores e profissionais de saúde que trabalham no avanço à ciência. “A trajetória dos profissionais de radiologia é marcada por inúmeras etapas desafiadoras, desde os dias intensos do processo de formação até a busca constante por atualização profissional”, avalia o parlamentar. “A recente pandemia ressaltou ainda mais a importância da radiologia, destacando-se como uma ferramenta indispensável no diagnóstico e acompanhamento de diversas condições de saúde.”
Também constituíram a mesa da sessão solene o representante do Núcleo de Radiologia e Imagenologia da Gerência de Apoio Diagnóstico Terapêutico do Iges-DF, Cristiano Rocha Dias; o presidente do Conselho Regional de Técnicos em Radiologia da 1ª Região, Ubiratan Gonçalves; o diretor-presidente da Associação Brasileira dos Tecnólogos em Radiologia (Abter), Ezequiel Pereira; a diretora do Sindicato dos Tecnólogos, Técnicos e Auxiliares em Radiologia (Sinttar), Aparecida da Silva Sé; e a diretora presidente do Conselho Nacional de Técnicos em Radiologia (Conter), Cassiana Crispim.
Serviço
Na SES-DF, os seguintes exames fazem parte dos serviços de radiologia e diagnóstico por imagens:
– Cintilografias (realizadas no HUB)
– Densitometria Óssea
– Radiografias convencionais
– Radiografias contrastadas
– Ultrassonografias ou ecografias
– Tomografia Computadorizada
– Ressonância Magnética
– Mamografia
Para ter acesso, a porta de entrada são as Unidades Básicas de Saúde (UBSs). É preciso realizar uma consulta médica e obter o pedido para o exame e a Autorização de Procedimentos Ambulatoriais. Em seguida, o pedido é lançado no sistema de regulação da SES-DF e o paciente será comunicado, via contato telefônico, acerca do agendamento do exame. É essencial, portanto, manter atualizado o cadastro no Sistema Único de Saúde.
*Com informações da SES-DF