17/11/2023 às 19:04, atualizado em 21/11/2023 às 16:01

Projetos de ouvidorias de órgãos do governo são premiados

Homenagens refletiram o reconhecimento do trabalho dos ouvidores distritais

Por Agência Brasília* | Edição: Vinicius Nader

A Ouvidoria-Geral do Distrito Federal (OGDF), unidade da Controladoria-Geral do DF (CGDF), reconheceu nesta sexta-feira (17) iniciativas de ouvidorias dos órgãos do GDF com a 8ª edição do Concurso de Melhores Práticas em Ouvidoria Pública, entregue durante a Jornada SIGO-DF: Resultados 2023, no auditório do Corpo de Bombeiros Militar do DF. Na categoria Governança e Serviços, foi premiado o projeto Ouvidoria Mais Perto de Você, da Secretaria de Justiça e Cidadania do Distrito Federal (Sejus-DF). Já na categoria Comunicação Interna e Externa, a escolhida foi a campanha Elogiar Faz Bem, da Fundação de Ensino e Pesquisa em Ciências da Saúde (Fepecs).

“Percebemos que a nossa rede está engajada buscando as melhores práticas para entregar para a população aquilo que há de melhor em inovação, em termos de ouvidoria”Daniel Lima, controlador-geral do Distrito Federaldireita

“Esse encontro é importante porque percebemos o quanto está unida a rede de ouvidorias do Distrito Federal. Percebemos que a nossa rede está engajada buscando as melhores práticas para entregar para a população aquilo que há de melhor em inovação, em termos de ouvidoria”, destaca o controlador-geral do DF, Daniel Lima.

A Ouvidoria-Geral apresentou os resultados obtidos em 2023, apontando conquistas como a diminuição do tempo dos registros e o crescimento considerável de cadastros, especialmente de pessoas físicas e de pessoas com deficiência. Foram 1.800 novas pessoas com deficiência cadastradas, após um ano de implantação do atendimento específico para elas. Foram cadastrados e atendidos 238 cegos, 157 surdos e 871 pessoas com mobilidade reduzida.

No Participa DF, são mais de 1.300 assuntos que podem ser acessados pelo público para fazer uma reclamação, uma solicitação ou um elogio, por exemplo, conduta de motorista de ônibus, dados pessoais (LGPD) e agendamento de consultas e cirurgias. A qualidade das respostas teve uma melhora substancial e a Ouvidoria-Geral passou a executar um programa de formação continuada para servidores das ouvidorias do GDF, com foco na evolução da aprendizagem.

“A celebração das entregas dos resultados da Rede de Ouvidorias do GDF é para a sociedade. Destacamos o que alcançamos, o que transformamos, porque acreditamos que a nossa missão, como servidor público, é escolher, acreditar e transformar vidas”Cecília Fonseca, ouvidora-geral do DFdireita

“A celebração das entregas dos resultados da Rede de Ouvidorias do GDF é para a sociedade. Destacamos o que alcançamos, o que transformamos, porque acreditamos que a nossa missão, como servidor público, é escolher, acreditar e transformar vidas”, ressalta a ouvidora-geral do DF, Cecília Fonseca. “A Jornada Sigo tem um significado especial. A gente celebra e reconhece as iniciativas, as melhores práticas em ouvidoria pública. A cada ano percebemos a maturidade, a evolução e a qualidade da entrega dos projetos que nossas ouvidorias desenvolvem”.

Melhores práticas

Durante a Jornada Sigo-DF, foram premiadas as ouvidorias que participaram do 8º Concurso Melhores Práticas em Ouvidoria Pública. Na categoria Ouvidoria na Governança de Serviços foram premiados os programas Acompanhamento dos Processos de Comercialização, da Companhia Imobiliária de Brasília (Terracap); Ouvidoria Ativa, da Procuradora-Geral do Distrito Federal (PGDF); Transformando Futuros: Cartão Material Escolar – CME, da Secretaria de Educação (SEE-DF); Hidrômetro de Ouro, da Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb); e Ouvidoria mais perto de você, da Secretaria de Justiça e Cidadania do Distrito Federal (Sejus-DF).

“A premiação da Sejus demostra todo comprometimento dos servidores em desenvolver ações para melhorar ainda mais os serviços e atendimentos ao cidadão”Marcela Passamani, secretária de Justiça e Cidadaniadireita

Pelo quinto ano consecutivo a ouvidoria da Sejus-DF foi premiada por boas iniciativas desenvolvidas no setor. “A premiação da Sejus demostra todo comprometimento dos servidores em desenvolver ações para melhorar ainda mais os serviços e atendimentos ao cidadão”, destaca a secretária de Justiça e Cidadania do DF, Marcela Passamani.

O Ouvidoria Mais Perto de Você auxilia os conselheiros tutelares em suas diversas funções, que incluem atuação nas denúncias de violência contra criança e adolescentes, sendo acionados, além de outros canais, pelo Sistema de Ouvidoria do Distrito Federal- Participa/DF. Diante do número de manifestações registradas no Sistema Participa/DF e do prazo de resposta, foi idealizada inciativa para construir um relacionamento com os conselheiros tutelares, auxiliá-los no desempenho de suas funções e sensibilizá-los da importância dos serviços de ouvidoria para a denúncia dos casos de violência contra criança ou adolescente.

As ações foram desenvolvidas no formato de palestras, reuniões e workshop ao longo do ano com objetivo de melhoria da qualidade e a diminuição do prazo de respostas.

Para a ouvidora da Secretaria de Educação, Evelyne da Cunha, o prêmio é “a culminância de um trabalho conjunto de esforço para melhoria da vida do cidadão e é muito importante para nós da Secretaria de Educação que temos como objetivo trabalhar em prol da vida do cidadão. É uma alegria muito grande receber esse prêmio”.

Comunicação

Arte: Divulgação/ Fepecs

Inclusão

Ouvidoria Acessível e Inclusiva foi a categoria que premiou os programas Desenhando o amor, da Secretaria de Administração Penitenciária (Seape); Projeto Voz Universal: Inclusão através da Ouvidoria, da Secretaria de Esporte e Lazer (SEL); Biblioteca – Ambiente agradável, lugar de aprendizagem!, da Administração Regional de Santa Maria.

A ouvidora da Seape, Rívia Coimbra, ressaltou que “o objetivo era reforçar a relação de confiança com os usuários que atendem. “Com o projeto sentimos um aumento da confiança dos visitantes na ouvidoria. Unir a ressocialização com esse aumento foi um casamento perfeito”.

Os canais da Ouvidoria para atendimento ao cidadão são o Participa DF (www.participa.df.gov.br), que pode ser acessado pela internet, a qualquer hora; o telefone 162, com ligação gratuita de fixo ou celular, de segunda a sexta-feira, das 7h às 21h e, das 8h às 18h, nos fins de semana, ou ainda o contato presencial, em uma das ouvidorias do GDF. Consulte aqui a lista de endereços.

*Com informações da Controladoria-Geral do DF, da Sejus e da Fepecs