07/12/2023 às 13:40, atualizado em 07/12/2023 às 15:19

Comércios da Avenida Hélio Prates recebem novos estacionamentos

Obras na via que corta Ceilândia e Taguatinga contemplam nova pavimentação, calçadas acessíveis, amplo sistema de drenagem e ciclovia. Entregas ajudam a aquecer as vendas no fim do ano

Por Josiane Borges, da Agência Brasília | Edição: Igor Silveira

Para melhorar a rotina do comércio e da população na região de Taguatinga, o Governo do Distrito Federal (GDF) tem acelerado as obras na Avenida Hélio Prates, especialmente nas calçadas e estacionamentos. A expectativa é de que o comércio da capital movimente cerca de R$ 830 milhões neste fim de ano e as vendas devem crescer em média 23,9% em relação a 2022, segundo o Instituto Fecomércio do Distrito Federal.

De acordo com a Secretaria de Obras do Distrito Federal (SODF), a determinação é priorizar o passeio e os estacionamentos em frente aos comércios devido ao período natalino

Está em execução a construção de duas bacias de detenção responsáveis por receber a água captada pelas novas bocas de lobo instaladas ao longo da Hélio Prates. As lagoas são responsáveis por reduzir a velocidade da vazão das águas antes de devolvê-las ao Córrego Cortado, o que evita alagamentos na região.

“Na parte norte, as galerias de águas pluviais já estão prontas, com o sistema de bocas de lobo para a captação da água das chuvas, e agora estamos na pavimentação das calçadas, estacionamentos e meio-fio. No lado sul, estamos executando a parte de águas pluviais. Além disso, boa parte do pavimento rígido, que vai abrigar o BRT, dos dois lados da via, já foi feito”, detalha Vieira.

Corredor Eixo Oeste

Todas as etapas do projeto de renovação da Avenida Hélio Prates fazem parte da implantação do Corredor Eixo Oeste. Com 38,7 km de extensão, o corredor vai conectar o Sol Nascente/Pôr do Sol ao Plano Piloto, passando pelas avenidas Hélio Prates e Comercial Norte, centro de Taguatinga e Estrada Parque Taguatinga (EPTG).

O investimento do GDF no conjunto de obras do Corredor Eixo Oeste passa dos R$ 550 milhões, beneficiando 1,8 milhão de pessoas, sendo mais de 260 mil usuários do transporte público de 13 regiões administrativas.

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