29/12/2023 às 14:11, atualizado em 31/12/2023 às 10:15

Saiba o que abre e o que fecha na véspera e feriado de Ano-Novo

‌Segurança e emergências médicas funcionarão normalmente, com atendimento ininterrupto. Haverá mudanças na escala do transporte público, assim como em outros serviços do GDF

Por Catarina Loiola, da Agência Brasília | Edição: Igor Silveira

Os órgãos do Governo do Distrito Federal (GDF) terão mudanças no funcionamento nos dias 31 e 1º, véspera e feriado de Ano-Novo, respectivamente. Alguns equipamentos estarão fechados, como as unidades do Na Hora e do Procon, além da Ceasa e as agências do trabalhador. Outros seguirão de portas abertas, como é o caso do Zoológico de Brasília – que atenderá todos os dias de janeiro – e dos restaurantes comunitários de Planaltina, Recanto das Emas, Sol Nascente e Arniqueira.

Forças de segurança

A Polícia Militar (PMDF) funciona todos os dias da semana, de forma ininterrupta, incluindo finais de semana e feriados. A corporação pode ser acionada a qualquer momento pelo número 190.

Todas as 31 delegacias circunscricionais da Polícia Civil do Distrito Federal funcionarão em regime de plantão ininterrupto. Também funcionam 24 horas as duas delegacias de Atendimento à Mulher (DEAM I e II) e as duas delegacias da Criança e do Adolescente (DCA I e II).

O Corpo de Bombeiros Militar (CBMDF) opera ininterruptamente, inclusive em feriados, para atender a emergências. O contato pode ser feito pelo telefone 193. Já os serviços de expediente administrativo interno não funcionam aos fins de semana e feriados.

O Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF) informa que não haverá atendimento ao público de forma presencial nos dias 31 e 1º. Os serviços digitais estarão disponíveis no Portal de Serviços e aplicativo Detran Digital, mas sofrerão interrupção para manutenção por algumas horas nos dias 30 (das 20 às 22h) e 31 (das 16h à 1h). As áreas de engenharia e de policiamento e fiscalização de trânsito trabalharão em regime de plantão.

O atendimento da Defesa Civil será em regime de plantão, com equipes de técnicos plantonistas todos os dias, durante 24 horas. Em caso de qualquer intercorrência, a Defesa Civil pode ser acionada pelos telefones 193 ou 199.

Saúde

A Secretaria de Saúde (SES-DF) comunica que o SAMU, as emergências dos hospitais regionais, as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e a Casa de Parto de São Sebastião atendem de forma ininterrupta, em plantão 24 horas, assim como a emergência odontológica do Hospital Regional da Asa Norte (Hran).

Foto: Tony Oliveira/Agência Brasília

No dia 1º, o metrô não funcionará e os trens voltarão a circular a partir das 5h30 do dia 2 de janeiro. Em razão da suspensão, a Semob determinou que as operadoras reforcem as viagens de ônibus nas regiões de Samambaia, Ceilândia, Taguatinga, Águas Claras e Guará, com o objetivo de oferecer opções de transporte aos moradores dessas regiões.

DER-DF
O Departamento de Estradas de Rodagem do Distrito Federal (DER-DF) informa que no dia 1º de janeiro não haverá operações de mobilidade na Estrada Parque Ceilândia (DF-095 / Estrutural), na Estrada Parque Contorno (DF-001), no trecho entre o viaduto de Samambaia e o viaduto do Pistão Sul, e na BR-070. Também não serão realizadas as operações de reversão. Já o Eixão do Lazer, no Eixo Rodoviário (DF-002), estará fechado para o fluxo de veículos entre 6h e 18h – ou seja, aberto para a população.

Trabalho

As agências do trabalhador estarão fechadas nos dias 30 e 31, sábado e domingo, e no dia 1º de janeiro, devido ao feriado nacional. O atendimento retorna no dia 2.

Lazer

O Jardim Zoológico de Brasília estará aberto nos dias 30, das 8h30 às 17h; no dia 31, das 8h30 às 12h; no dia 1°, das 8h30 às 17h. O espaço vai abrir todos os dias de janeiro, das 8h30 às 17h, para proporcionar lazer e diversão para a criançada brasiliense durante o período de férias.

O Jardim Botânico de Brasília funcionará das 9h às 14h no dia 31 e não abrirá no dia 1º. Já o Planetário de Brasília estará fechado no dia 31 e 1º. Os dois espaços abrem normalmente no dia 30 e retornam com o funcionamento usual no dia 2.

Cultura

A Secretaria de Cultura e Economia Criativa informa que a Casa do Cantador, o Complexo Cultural de Planaltina, o Memorial dos Povos Indígenas, o Museu do Catetinho, o Museu Nacional da República, o Cine Brasília, o Centro Cultural Três Poderes, Espaço Oscar Niemeyer, a Biblioteca Pública de Brasília e o Museu Vivo da Memória Candanga estarão fechados nos dias 31 e 1º, mas abrem normalmente nos demais dias.

A Biblioteca Nacional e o Espaço Cultural Renato Russo estarão fechados do dia 30 deste mês a 1º de janeiro. O Museu de Arte de Brasília abre no dia 31, das 10h às 13h, mas fecha nos dias 1 e 2. A Concha Acústica funciona no dia 31, das 9h às 12h, e fecha nos dias 1 e 2. O Centro de Dança estará fechado do dia 30 de dezembro a 2 de janeiro.

Ceasa

A Ceasa estará fechada nos dias 31 e 1º.

BRB

As agências e correspondentes do BRB fecham do dia 29 deste mês a 1º de janeiro. No mesmo período, o Mirante da Torre de TV funcionará de 9h às 18h45. Os horários retornam ao normal no dia 2.

Água e energia

A Caesb informa que não haverá expediente e atendimento nos escritórios e postos do Na Hora nos dias 31 e 1º. As equipes de manutenção seguirão em regime de plantão. O aplicativo da Caesb – disponível no sistema IOS e Android –, o site www.caesb.df.gov.br e o telefone 115 funcionarão 24 horas por dia, sem interrupções.

As lojas de atendimento presencial da Neoenergia Brasília estarão fechadas nos dias 31 e 1º. A distribuidora reforça que os brasilienses podem acessar, a qualquer momento, os mais de 50 serviços disponíveis nos canais digitais, como a emissão da segunda via da conta de energia, consulta a débitos.

Limpeza Urbana

O Serviço de Limpeza Urbana (SLU-DF) informa que Unidade de Recebimento de Entulho, o Aterro Sanitário de Brasília, as Usinas de Ceilândia e da Asa Sul, a coleta convencional e a coleta seletiva funcionarão normalmente no dia 31 e em regime de plantão no dia 1º. Nos dois dias, as unidades de Instalações de Recuperação de Recicláveis (IRRs) e os papa-entulhos (PEVs) estarão fechadas e serão suspensas as atividades de varrição manual e mecanizada, lavagem e frisagem.

Parques

Os parques ecológicos administrados pelo Instituto Brasília Ambiental funcionarão da seguinte forma:

– Parque Ecológico do Anfiteatro Natural do Lago Sul
Aberto todos os dias das 6h às 18h

– Parque Ecológico de Águas Claras
Aberto todos os dias das 5h às 22h

– Parque Ecológico Areal
Aberto todos os dias das 6h às 18h

–Parque Ecológico da Asa Sul
Aberto todos os dias das 6h às 20h

–Parque Distrital das Copaíbas
Aberto todos os dias das 8h às 18h

– Parque Ecológico Cortado
Aberto todos os dias das 6h às 20h

– Monumento Natural Dom Bosco
Aberto todos os dias das 6h às 20h

– Parque Ecológico Ezechias Heringer
Aberto todos os dias das 6h às 22h

– Parque Recreativo do Gama
Aberto todos os dias das 6h às 18h

– Parque Ecológico do Lago Norte
Aberto todos os dias das 6h às 18h

– Parque Ecológico Olhos d’Água
Aberto todos os dias. Portão principal: 5h30 – 20h. Portões laterais: 6h – 18h

– Parque Ecológico do Paranoá
Aberto todos os dias das 6h às 18h

– Parque Ecológico Península Sul
Aberto todos os dias das 6h às 22h

– Parque Ecológico do Riacho Fundo
Aberto todos os dias das 6h às 18h

– Parque Ecológico Saburo Onoyama
Aberto todos os dias das 6h às 18h

– Parque Ecológico Sucupira
Aberto todos os dias 6h às 20h

– Parque Ecológico Três Meninas
Aberto todos os dias das 7h às 18h

– Parque Ecológico Veredinha
Aberto todos os dias das 6h às 22h