06/01/2024 às 18:04

DF Legal amplia atuação e atende mais de 65 mil pessoas em um ano

Núcleos de atendimento ao cidadão apresentaram um aumento de 40% nas demandas resolvidas em relação ao ano de 2022; órgão oferece 17 serviços à população

Por Jak Spies, da Agência Brasília | Edição: Débora Cronemberger

Os núcleos de atendimento da Secretaria DF Legal estão espalhados por todo o DF, disponibilizando para a população 17 serviços, entre eles emissão de Nada Consta e lançamento de taxas.

Em relação a 2022, houve um aumento de 40% no número de pessoas atendidas pela DF Legal. Entre janeiro e 15 de dezembro de 2022, foram 56.554 demandas recebidas e 51.141 pessoas atendidas. Já entre janeiro e 15 de dezembro de 2023, os números saltaram para 79.676 demandas recebidas e 66.767 pessoas atendidas.

O produtor de eventos Bruno Maron Peixoto elogiou a agilidade da secretaria: “Fui atendido rapidamente e sem problema nenhum” | Foto: Divulgação/DF Legal

“É muito bom porque facilita no deslocamento do contribuinte na hora de resolver problemas na região administrativa dele. Essa demanda crescente é boa, pois estamos cada vez mais procurando parcerias com as administrações e oferecendo serviços públicos no geral”, afirma a diretora.

Jacqueline reforça que em 2024 a pasta pretende incluir cada vez mais regiões no atendimento. “O papel do DF Legal está nos benefícios de ajudar a população a resolver questões fiscais. É uma porta de entrada”, destaca.

Atendimento rápido

A empresária Ana Carolina trabalha no ramo de marmoraria. Ela relata que descobriu, por meio da Secretaria de Fazenda (Sefaz), que sua empresa possuía um débito, até então, desconhecido por ela e sua equipe.

A princípio, ela achou que se tratava de uma multa por poluição visual, mas, ao falar com a atendente da DF Legal, descobriu que era uma cobrança pela utilização de um outdoor instalado em área privada. A empresária aproveitou o atendimento para tirar dúvidas.

“A pessoa que me atendeu foi supergente fina e fez questão de me mostrar a legislação atual que trata desse assunto; a partir de agora, vou atrás da documentação, para efeito de regularização”, explicou Ana.

O produtor de eventos Bruno Maron Peixoto foi ao DF Legal pegar o boleto e pagar a taxa de funcionamento do estabelecimento, que estava atrasada. “O pessoal aqui é muito educado e atencioso. Fui atendido rapidamente e sem problema nenhum”, afirmou.

Já o empresário Nícolas Eduardo de Sousa trabalha no ramo da construção civil, que engloba reforma, liberação de alvará e de Habite-se. Ele compareceu ao DF Legal para apresentar alvará de construção e emitir a Taxa de Execução de Obras (TEO). “Além de ter a minha demanda resolvida, fui muito bem-atendido” relata.

Veja abaixo os serviços oferecidos no Núcleo de Atendimento ao Cidadão.

⇒ Prorrogação de auto de notificação

⇒ Lançamento de taxas e preços públicos

⇒ Emissão de Nada Consta

⇒ Emissão de boletos de competência da DF Legal

⇒ Requerimento de pedidos de revisão, suspensão e de isenção de cobrança das taxas de execução de obras (TEO) e de fiscalização de estabelecimento (TFE)

⇒ Revisão e suspensão de lançamento de preço público

⇒ Comprovação de pagamentos e restituição de valores

⇒ Parcelamento dos créditos não inscritos em dívida ativa e não ajuizados

⇒ Alteração endereço e metragem de TFE/TEO

⇒ Recebimento de impugnações, manifestações de inconformidade e recursos voluntários, referentes aos autos expedidos pela DF Legal

⇒ Solicitação de cobrança de TFE/TEO devido a encerramento de atividade econômica ou término da obra

⇒ Solicitação de retirada de débitos inscritos na dívida ativa.