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23/09/2016 às 07:58, atualizado em 24/05/2017 às 10:07
Única obra da mostra competitiva exibida na noite de quinta-feira (22) aborda retomada territorial dos guarani kaiowá. Mostras paralelas, seminários e palestras também fizeram parte da programação
O segundo dia de mostra competitiva do 49º Festival de Brasília do Cinema Brasileiro foi marcado pelo olhar do cineasta Vincent Carelli. Única produção concorrente ao Troféu Candango exibida na quinta-feira (22), o documentário pernambucano Martírio levou à tela do Cine Brasília (106/107 Sul) a luta do povo indígena guarani kaiowá de Mato Grosso do Sul. Com 160 minutos, o público assistiu a relatos de sucessivos massacres em terras consideradas sagradas e de conflitos de forças entre as comunidades tradicionais e o agronegócio.
No Cine Brasília, ainda na tarde de ontem, a mostra A Política no Mundo e o Mundo da Política apresentou os longas-metragens Estopô balaio, de Cristiano Burlan, e Taego ãwa, de Henrique Borela e Marcela Borela. Depois das sessões, o foyer do cinema transformou-se em palco para debate com os diretores. Antes de a mostra competitiva começar, houve a sessão especial de A destruição de Bernardet, de Claudia Priscilla e Pedro Marques.
O longa-metragem O Auto da Compadecida, sucesso de 2000 dirigido por Guel Arraes, e o curta Maioria Absoluta, de Leon Hirszman, de 1964, foram exibidos no Sol Nascente, em Ceilândia, pelo projeto Cinema Voador.
Até segunda-feira (26), serão exibidos diariamente no Cine Brasília obras concorrentes de curtas e médias-metragens e um longa-metragem. Os ingressos custam R$ 12 (inteira). No dia seguinte à exibição, haverá reprise gratuita dessas produções, às 15 horas, na Sala 4 do Cine Cultura Liberty Mall (SCN, Quadra 2, Bloco D).
Edição: Raquel Flores