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20/01/2024 às 18:05, atualizado em 21/01/2024 às 12:48
Dia 20 de janeiro marca início do funcionamento de tendas de hidratação em regiões administrativas; UBSs também abrem em horário ampliado
Quase 1.600 pacientes foram atendidos, neste sábado (20), no Dia D contra a dengue. O número reflete apenas a assistência oferecida pelas equipes da Secretaria de Saúde (SES-DF) nas nove tendas de hidratação, montadas pelo Governo do Distrito Federal (GDF), para acolher pacientes com suspeita da doença. De forma adicional, a rede de unidades básicas de saúde (UBSs) também passam a funcionar com horário ampliado, reforçando o atendimento.
O trabalho conjunto envolvendo diversos órgãos do GDF se repete em outras ações, como o apoio para a aplicação do fumacê, a limpeza de espaços onde há acúmulo de lixo e as visitas domiciliares dos agentes de vigilância ambiental, entre outras. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e o Corpo de Bombeiros do DF também atuam na remoção para hospitais e unidades de pronto atendimento (UPAs) de pacientes com sinais de agravamento da dengue.
Atendimento ampliado nas UBSs
O DF conta com 176 unidades básicas de saúde. O horário padrão de atendimento é de segunda a sexta-feira, das 7h às 17 horas. Um total de 11 UBSs fica aberto à população até as 22 horas. Aos sábados, 52 abrem das 7h às 12h. E, a partir de hoje (20), cinco unidades funcionam aos sábados e domingos, das 7h às 19h. Mais informações estão disponíveis no site da SES-DF.
Medidas de gestão
A ativação de horários ampliados das UBSs, a montagem das tendas de hidratação e a intensificação das ações de combate à dengue são passos tomados de acordo com uma análise do cenário. “Há todo um arcabouço de cuidados e de planos de ativação. Estamos fazendo baseado na ciência, no conhecimento. Não é aleatório: são dados em tempo real. Observamos o mapa de calor de onde temos maior número de casos prováveis e assim vamos construindo as estratégias para o enfrentamento”, detalha a secretária de Saúde.
Para haver a ampliação do atendimento, houve aquisição de insumos e servidores da pasta serão pagos por meio da modalidade de TPD – Tarefa por Período Determinado. Trata-se de uma forma de ampliação pontual da carga horária de quem está envolvido nas ações. “A orientação e o comando do nosso governador [Ibaneis Rocha] é que nós tivéssemos ampliação dos serviços. Fizemos isso sem reduzir os demais atendimentos”, garante a secretária.
O uso de barracas para atendimento faz parte dos modelos previstos para ampliar o acolhimento da população em situações específicas, como tem ocorrido agora por conta da dengue. “Nós não chegamos atrasados, nem chegamos antes da hora: chegamos exatamente no momento onde a gente visualizou que precisava ampliar o acesso”, diz.
Há ainda investimentos em curso para aumentar de maneira constante a capacidade de atendimento. São 17 novas UBSs com projetos previstos, cinco deles já bem adiantados.
*Com informações da SES-DF