27/01/2024 às 16:59, atualizado em 29/01/2024 às 11:59

Campanha Volta às aulas visa mais segurança no trânsito

Ações abrangem as áreas de educação, engenharia e fiscalização pelo Detran-DF

Por Agência Brasília* | Edição: Igor Silveira

Para que os alunos das escolas públicas e particulares tenham segurança ao realizarem o trajeto de casa para a escola, o Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF) lançou a campanha Volta às aulas com ações de educação, engenharia e fiscalização de trânsito programadas para as próximas duas semanas nas regiões do DF.

Para o diretor-geral do Detran-DF, Takane Kiyotsuka, a volta às aulas impacta a dinâmica do trânsito e do fluxo de pedestres, por isso é tão importante essa campanha.

Nas duas próximas semanas, estão programadas ações de policiamento e fiscalização de trânsito em 250 pontos de demonstração (PDs) e 20 operações tipo blitz escolar

Fiscalização

Nas duas próximas semanas, estão programadas ações de policiamento e fiscalização de trânsito em 250 pontos de demonstração (PDs) e 20 operações tipo blitz escolar. Por dia, a previsão é de uma média de 25 PDs, próximos a escolas, onde os agentes de trânsito estarão de olho nas travessias de pedestres, na fluidez do trânsito e no embarque e desembarque de passageiros, além do estacionamento de veículos em local que possa trazer riscos ao tráfego e outras irregularidades que comprometam a segurança dos usuários das vias.

Já nas operações do tipo blitz, pelo menos duas vezes por dia, o foco será a verificação da documentação dos veículos de transporte escolar. Condutores que transportam escolares sem a devida autorização cometem infração gravíssima, prevista no inciso XX do artigo 230 do Código de Trânsito Brasileiro, e estão sujeitos à multa de R$ 1.467,35 e sete pontos na CNH, além de ter o veículo removido ao depósito.

*Com informações do Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF)