30/01/2024 às 19:21

Fórum debate qualificação de serviços secundários de saúde no DF

Discussões servirão como base para elaboração de políticas especializadas

Por Agência Brasília* | Edição: Igor Silveira

Nesta terça-feira (30), foi realizado o Fórum Distrital de Modelagem da Atenção Ambulatorial Especializada, na sede da Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF). O objetivo do encontro foi debater as diretrizes e formas de organização da Atenção Secundária, sob a perspectiva de instituir uma Política Distrital de Atenção Especializada em Saúde.

O fórum foi idealizado pela Gerência de Serviços Ambulatoriais, juntamente com a Diretoria de Atenção Secundária e Integração de Serviços (Dasis) e a Coordenação de Atenção Secundária e Integração de Serviços (Coasis).

A próxima etapa será a oficina de modelagem das Regiões de Saúde, previstas para fevereiro e abril

De acordo com o secretário adjunto de Assistência à Saúde, Luciano Agrizzi, o fórum possibilita ajustes organizacionais e a padronização dos serviços. “Com o fórum, a gente vai elevar o nível de assistência, objetivando a organização do fluxo, melhoria da gestão e melhoria de acesso que é o principal ponto para a população”, disse.

O gestor ressaltou ainda a importância da Atenção Secundária no cuidado a pacientes crônicos, principalmente após a pandemia. Com a criação de uma política, a expectativa é otimizar a angariação de recursos e a qualificação da atenção secundária. “A essência de hoje é o fortalecimento da rede”, reforçou Agrizzi.

Para o coordenador-geral de Atenção Especializada do Ministério da Saúde, Rodrigo Cariri, a elaboração da política é essencial para reunir impressões, contribuições e colaborações de quem atua diariamente na gestão da saúde do DF. Com isso, a previsão é ofertar um melhor serviço aos usuários.

“Um novo modelo de financiamento ajuda a organizar melhor os fluxos de acesso aos pacientes, a gestão da regulação do acesso, de encaminhamento do paciente da Atenção Primária para a Atenção Especializada, e garante o atendimento em tempo oportuno, resolutivo e equânime”, detalhou.

*Com informações da Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF)