09/02/2024 às 17:17

Cruzeiro tem mutirão de limpeza e conscientização para prevenção da dengue

Administração regional vai de casa em casa orientando moradores quanto a descarte de lixo e acúmulo de água parada

Por Agência Brasília* | Edição: Vinicius Nader

A Administração Regional do Cruzeiro, em conjunto com o GDF Presente e com a Diretoria de Vigilância Ambiental em Saúde (Dival), tem realizado mutirão de limpeza e conscientização a respeito da dengue nas ruas da cidade. As quadras 10 e 12 foram as primeiras a serem visitadas devido à incidência de possíveis casos e focos de dengue. Outros endereços participarão da operação nos próximos dias.

Os servidores da administração têm ido de casa em casa entregando informativos relacionados à dengue e à limpeza na cidade e explicando a Portaria nº 16, da Secretaria  de Proteção da Ordem Urbanística (DF Legal), que autoriza as administrações regionais a aplicar multas por descarte irregular de lixo e outros resíduos em vias e espaços públicos e particulares, bem como a multar responsáveis por obras em construção, lotes vazios, sujos ou abandonados, que estejam contribuindo para a proliferação da dengue.

A limpeza nas ruas do Cruzeiro tem sido intensificada pela ação de combate à dengue

O polo do GDF Presente tem ajudado na limpeza da cidade, disponibilizando os caminhões para transportar o lixo recolhido nas ruas aos locais de descarte autorizados.

Reunião com síndicos

Além das idas de porta em porta para dar orientações e informar a população, a administração regional vai se reunir com os moradores e síndicos do Cruzeiro Novo para debater sobre o combate à dengue na cidade. A reunião está prevista para o próximo dia 15, às 19h, no Centro de Convivência do Idoso (CCI), SHCES Quadra 805.

Outras ações

No final do mês passado, a administração limpou o topo de todas as paradas de ônibus do Cruzeiro Velho que tinham risco de acumular água, folhas e outros resíduos propícios para a proliferação do mosquito. A operação também tem recolhido frequentemente lixo, entulho e restos de móveis pelas ruas da cidade. Vale, inclusive, ressaltar que a administração possui o “cata-treco”, e o morador que possui um móvel velho e sem uso pode agendar para que os funcionários da administração faça o descarte em local apropriado. Basta ligar no número (61) 99237-7544 para ter acesso a esse serviço.

A Dival também tem atuado para prevenir os casos e focos de dengue no Cruzeiro, realizando vistorias, orientando moradores e fazendo denúncias de possíveis criadouros do Aedes aegypti. Além disso, eles estão passando pelo Cruzeiro aplicando o fumacê.

*Com informações da Administração do Cruzeiro