03/11/2016 às 23:22, atualizado em 03/07/2017 às 19:43

Aliança pelo Descoberto fortalece a maior bacia de abastecimento do DF

Grupo formado por governo e sociedade civil foi lançado nesta quinta-feira (3). Durante solenidade, produtores receberam o cadastro ambiental rural

Por Gabriela Moll, da Agência Brasília

Ganhou força o diálogo entre governo e sociedade em relação às atividades de proteção do principal manancial de abastecimento de água de Brasília, com o lançamento, nesta quinta-feira (3), da Aliança pelo Descoberto. O evento foi realizado na Associação Rural e Cultural Alexandre Gusmão, em Brazlândia.

A moradora Marian Miranda de Andrade, de 52 anos, recebeu Cadastro Ambiental Rural.

A moradora Marian Miranda de Andrade, de 52 anos, recebeu Cadastro Ambiental Rural. Foto: Andre Borges/Agência Brasília

A medida conta com adesões entusiasmadas. “Esperamos que essa rede seja uma forma de garantir a preservação das nossas águas”, disse a moradora Marian Miranda de Andrade, de 52 anos, que vive no local desde 2012.

Ela foi um dos produtores que receberam o cadastro ambiental rural da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater). Com ele, vai plantar batata e cebola na sua chácara de dois hectares.

Para o produtor de hortaliças Valdomiro Lucindo de Oliveira, de 77 anos, também cadastrado, a aliança é essencial para a economia da região. “Sem água não há comida, não há vida, precisamos preservar”.

[Olho texto='”Sem água não há comida, não há vida, precisamos preservar”‘ assinatura=”Valdomiro Lucindo de Oliveira, produtor ruraldireita

O agricultor, que vende seus produtos na feira de Brazlândia há 18 anos, participou da apresentação sobre conscientização ambiental, promovida por alunos do Centro Educacional Irmã Maria Regina Velares Regis.

A criação do grupo faz parte da abertura da Semana do Descoberto, que ocorre até quarta-feira (9). Durante o período, serão apresentados projetos de conservação da bacia, com assinatura de acordos de cooperação técnica, debates e discussões com estudantes e moradores da região.

Ações envolvem toda a área de proteção do lago

[Numeralha titulo_grande=”14,9 quilômetros quadrados” texto=”Extensão da barragem do Descoberto, que abastece 65% de Brasília e tem capacidade de captar 5,2 mil litros de água por segundoesquerda

As ações envolvem a área de proteção ambiental em volta do reservatório de água, o Parque Estadual do Descoberto (GO) e a Floresta Nacional de Brasília.

Compartilhado com o Estado de Goiás, o Lago Descoberto, que integra a bacia, é o maior manancial de abastecimento do DF, sendo responsável pelo fornecimento de água de quase dois terços da população brasiliense.

Águas Claras, Candangolândia, Ceilândia, Gama, Guará, Núcleo Bandeirante, Park Way, Recanto das Emas, Riacho Fundo I e II, Samambaia, Santa Maria, Taguatinga e Vicente Pires também recebem água desse manancial.

A barragem tem 14,9 quilômetros quadrados de extensão — que abrange parte de Ceilândia, de Brazlândia (DF) e de Águas Lindas (GO). A capacidade de captação é de 5,2 mil litros por segundo.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”

Edição: Vannildo Mendes