Bem-vindo(a) ao nosso site! Encontre informações essenciais e serviços para melhorar sua experiência cidadã. Explore e aproveite ao máximo!
Abaixo listamos as Secretarias, Órgãos e Entidades vinculados ao Governo do Distrito Federal, para acessá-los clique na lista ou pesquise.
Na lista abaixo são listadas todas as Administrações Regionais que compõe o Distrito Federal, para acessá-los clique na lista ou pesquise.
24/01/2017 às 15:39, atualizado em 25/01/2017 às 18:42
De 26 a 29 de janeiro, Festival de Férias Inclusivo contará com legendas, audiodescrição e ambientação para crianças autistas. Entrada é gratuita
De quinta a domingo (de 26 a 29), o Cine Brasília (106/107 Sul) sedia a primeira edição do Festival de Férias Cine Brasília Inclusivo, que exibirá títulos com recursos de acessibilidade para pessoas com deficiência. A classificação indicativa dos filmes, das séries e das animações é livre, e a entrada é gratuita.
Iniciativa da Subsecretaria de Cidadania e Diversidade Cultural, da Secretaria de Cultura, o projeto visa atender um público que, muitas vezes, não frequenta o cinema por falta de audiodescrição para pessoas com deficiências visuais e legendas para quem tem algum tipo de deficiência auditiva, por exemplo. “É uma forma de chamar atenção para a necessidade de acessibilidade no cinema”, destaca a gerente de Inclusão e Acessibilidade da pasta, Bárbara Barbosa.
No caso da audiodescrição, é obrigação das distribuidoras lançar os títulos com o recurso, conforme determina a Instrução Normativa nº 128, de 2016, da Agência Nacional do Cinema (Ancine). “Como a decisão é nova, muitos filmes ainda não são acessíveis”, explica a servidora.
Na quinta-feira (26), o festival será aberto com o longa-metragem Paratodos (2016), de Marcelo Mesquita, que conta histórias de superação de atletas com deficiência. Após a exibição, o público poderá participar de conversa com o atleta paralímpico José Higino, da Seleção Brasileira de Rúgbi em Cadeira de Rodas.
A sexta-feira (27) será dedicada à temática da síndrome de Down, com a pré-estreia da websérie Geração 21 (2017), seguida de conversa com a escritora Liane Collares, uma das integrantes da série. No sábado (28), ela também participa de uma conversa, logo após a exibição de Colegas (2013), dirigido por Marcelo Galvão. O filme conta a história de pessoas com a síndrome.
A manhã de domingo (29) e de encerramento do festival será voltada a crianças do espectro autista ou que tenham outras deficiências intelectuais. “O ambiente será mais iluminado, o som mais baixo e haverá uma área com brinquedos para as crianças”, acrescenta a gerente da Secretaria de Cultura. Dez monitores voluntários participarão para apoiar os pais com as crianças. Será exibida a animação Os Smurfs (2011), de Raja Gosnell, seguida de conversa com membros do coletivo Sessão Azul, que promove esse tipo de evento.
1º Festival de Férias Cine Brasília Inclusivo
De 26 a 29 de janeiro (quarta-feira a domingo)
No Cine Brasília (106/107 Sul)
Entrada gratuita
Quinta-feira (26)
Às 15 horas
Paratodos (2016)
Com legendas e audiodescrição
Das 17 às 18 horas
Conversa com o atleta paralímpico José Higino, da Seleção Brasileira de Rúgbi em Cadeira de Rodas
Sexta-feira (27)
Às 15 horas
Geração 21 (2017)
Com legendas
Das 17 às 18 horas
Roda de conversa com integrantes da ONG DFDown
Sábado (28)
Às 15 horas
Colegas (2013)
Com legendas
Das 17 às 18 horas
Conversa com a escritora Liane Collares, da Associação DFDown, e participante da websérie Geração 21
Domingo (29)
Às 10 horas
Os Smurfs (2011)
Com legendas e ambientação para crianças do espectro autista
Das 11h40 ao meio-dia
Conversa com integrantes do coletivo Sessão Azul e encerramento do festival
Edição: Marina Mercante