21/02/2017 às 21:24, atualizado em 22/02/2017 às 18:19

Medalha do Mérito Buriti é entregue a 133 servidores do governo de Brasília

Honraria é um reconhecimento ao trabalho de pessoas que contribuíram para melhorar a produtividade ou reduzir gastos públicos. Solenidade foi na noite desta terça (21), no Centro de Convenções

Por Samira Pádua, Vinícius Brandão e Mariana Damaceno, da Agência Brasília

Com mais de dez anos de efetivo exercício no governo de Brasília, 133 servidores públicos locais receberam, na noite desta terça-feira (21), a Medalha do Mérito Buriti. A honraria é um reconhecimento ao trabalho de pessoas que contribuíram para melhorar a produtividade ou reduzir gastos públicos.

A professora Gina Vieira Ponte de de Albuquerque, do Centro de Ensino Fundamental 12 de Ceilândia, no governo há 26 anos.

A professora Gina Vieira Ponte de Albuquerque, do Centro de Ensino Fundamental 12 de Ceilândia, no governo há 26 anos. Foto: Toninho Tavares/Agência Brasília

Ela também fotografou importantes personalidades ligadas à capital do País, a exemplo do arquiteto Oscar Niemeyer, da ex-primeira dama Sarah Kubitschek e do artista Athos Bulcão. “Todos os dias a gente acompanha fatos que vão ser história. O mais importante, fora o dia a dia de informar a população, é contar essa história da cidade, deixar isso registrado”, explicou.

Também recebeu a condecoração a professora Gina Vieira Ponte de Albuquerque, do Centro de Ensino Fundamental 12 de Ceilândia, no governo há 26 anos. Ela é idealizadora do projeto Mulheres Inspiradoras, que leva a alunos da rede pública reflexões sobre igualdade de gênero, representação da mulher na mídia e violência contra a mulher, entre outros temas.

Ela se mostrou sensibilizada com a medalha. “Esse título me faz sentir como mais que uma professora. Me sinto como uma representante de uma categoria. Então fico muito feliz e grata por receber esse reconhecimento do DF”, agradeceu Gina.

[Olho texto='”Esse título me faz sentir como mais que uma professora. Me sinto como uma representante de uma categoria”‘ assinatura=”Gina Vieira Ponte de Albuquerque, professora do Centro de Ensino Fundamental 12 de Ceilândiadireita

O projeto recebeu vários reconhecimentos, entre os quais o 4º Prêmio Nacional de Educação em Direitos Humanos da Presidência da República (2014); o 8º Prêmio Professoras do Brasil, do Ministério da Educação (2014); e o 1º Prêmio Ibero-Americano de Educação em Direitos Humanos da OEI (2015). As honrarias renderam mais de R$ 100 mil, investidos na unidade de ensino de Ceilândia.

Além de Gina, as professoras Creusa Pereira dos Santos Lima, aposentada, e Vitória Régia de Oliveira Pires, com 15 anos de vínculo, também foram homenageadas. A iniciativa será ampliada para 15 escolas em sete regiões administrativas.

Gerente de unidade da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Distrito Federal (Emater-DF), onde trabalha há 11 anos, a extensionista rural Luciana Tiemann foi uma das prestigiadas com a Medalha do Mérito Buriti. “A nossa intenção é fazer com que as políticas públicas realmente alcancem o produtor. A gente percebe que o trabalho que fazemos tem grande diferença na vida das pessoas”, disse.

A Medalha do Mérito Buriti

A Medalha do Mérito Buriti é uma tradição no Distrito Federal. Na década de 1970, foi editado o Decreto nº 1.488, que instituiu a congratulação para servidores com o mínimo de dez anos de efetivo exercício. O último evento para condecorações ocorreu em 2010, quando um novo texto publicado atualizou o primeiro.

O decreto determina que a medalha seja destinada a servidor “sem qualquer falta ou punição, que tenha desempenhado suas funções de modo relevante, demonstrando dedicação e zelo pelo serviço público ou por ter contribuído com sugestões, planos e projeto, não elaborados em decorrência de suas funções e que visem proporcionar aumento de produtividade, melhor racionalização ou economia dos gastos públicos”.

As condecorações são entregues pelo Conselho Medalha do Mérito Buriti, cujos membros receberam a medalha nesta tarde, em cerimônia no Palácio do Buriti. Sempre com os mesmos cargos, o colegiado reúne o governador de Brasília, Rodrigo Rollemberg; a secretária de Planejamento, Orçamento e Gestão, que preside o grupo, Leany Lemos; e os chefes da Casa Civil, Sérgio Sampaio; da Casa Militar, coronel Cláudio Ribas; de Gabinete da Governadoria, Alden Mangueira; e do Cerimonial, Liney Toledo.

Medidas de valorização dos servidores públicos do DF

Também com o objetivo de valorizar os servidores do governo de Brasília, outras iniciativas estão em vigor, como a ampliação de sete para 30 dias da licença-paternidade; os cursos e as palestras oferecidos pela Escola de Governo, com mais de 31 mil servidores atendidos desde 2015; e a adoção do nome social em todo o governo, além do programa de preparação para a aposentadoria, instituído pelo Decreto nº 37.944, de 5 de janeiro de 2017.

Edição: Vannildo Mendes