Bem-vindo(a) ao nosso site! Encontre informações essenciais e serviços para melhorar sua experiência cidadã. Explore e aproveite ao máximo!
Abaixo listamos as Secretarias, Órgãos e Entidades vinculados ao Governo do Distrito Federal, para acessá-los clique na lista ou pesquise.
Na lista abaixo são listadas todas as Administrações Regionais que compõe o Distrito Federal, para acessá-los clique na lista ou pesquise.
15/03/2017 às 20:36, atualizado em 16/03/2017 às 09:53
Mostra de fotografias ficará em Brasília até 29 de março para celebrar independência do país europeu e relações diplomáticas com o Brasil
A exposição Tesouros Trácios foi inaugurada nesta quarta-feira (15) no Salão Branco do Palácio do Buriti. O objetivo é comemorar a independência da Bulgária do Império Turco-Otomano, conquistada em 1878, e celebrar o restabelecimento das relações diplomáticas do Brasil com a nação europeia.
O governador Rodrigo Rollemberg discursou para os representantes de 35 embaixadas presentes no evento. “É uma profunda alegria abrir espaço no palácio para essa integração entre os povos”, falou, antes de convidar outras embaixadas para expor na sede do Executivo local.
Até 29 de março, o público poderá conferir as riquezas da antiga civilização da Trácia, região histórica do sudeste da Europa que congrega Grécia, Turquia e Bulgária. São 40 fotografias de joias, esculturas e outros objetos que recontam a cultura milenar desse povo.
A colaboradora do governo Márcia Rollemberg, esposa do governador, também participou da cerimônia. “Temos aqui um patrimônio cultural com capítulos da história da humanidade, e a Bulgária mostra que tem origem e riqueza de mais de 5 mil anos.”
O fotógrafo Nicolay Genov, que capturou as imagens expostas, agradeceu e prometeu levar um pouco da cultura brasileira para a Bulgária. “Faço fotos da beleza do Rio, do Amazonas e das pessoas tão ricas daqui, e vamos escrever sobre gênios como Jorge Amado, Oscar Niemeyer e Sebastião Salgado.”
Além dele, o embaixador da Bulgária, Valeri Yotov, falou sobre a oportunidade. “A Trácia representa uma riqueza cultural, com pessoas modeladas em ouro e prata, com muitos artefatos encontrados em túmulos monumentais, a fim de servir as pessoas no pós-morte”, explicou.
A expectativa da Assessoria Internacional é que os alunos de escolas públicas possam visitar a mostra, dentro do projeto Embaixadas de Portas Abertas.
O programa, feito em parceria com as Secretarias de Educação e de Cultura, visa à aproximação de estudantes da rede pública com as representações diplomáticas estrangeiras.
Exposição Tesouros Trácios
De 15 a 29 de março (segunda a sexta-feira)
Das 9 às 17 horas
No Salão Branco do Palácio do Buriti
Entrada Franca
Edição: Marina Mercante