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16/03/2017 às 09:57, atualizado em 06/06/2017 às 15:58
Medida estabelece devoluções a partir deste mês. Ideia é oferecer incentivo à redução do consumo para diferentes perfis. Benefício é de quase R$ 12 milhões
A Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb) concederá, a partir deste mês, desconto de 20% na diferença da economia de água feita por consumidores em 2016. Serão R$ 11.919.713,30 em benefícios, distribuídos entre 511.537 unidades em todo o DF. As devoluções serão aplicadas nas faturas em única parcela e de acordo com oito faixas de redução de consumo.
O cálculo para concessão do desconto é a comparação do consumo mensal de 2016 em relação ao mesmo mês no ano anterior. A companhia avalia o volume aferido em determinado mês, em ambos os períodos e, então, aplica os 20% na diferença entre os dois registros. Esse valor é multiplicado pelo preço da tarifa, e o resultado é o valor do bônus.
Por exemplo, se o consumo em janeiro de 2015 foi de 20 metros cúbicos e em 2016, de 3 metros cúbicos, deve-se multiplicar 3,4 (20% da diferença) por 2,86 (valor da tarifa residencial popular). Nesse caso, o bônus seria de R$ 9,72.
Os consumidores da Caesb que têm direito ao bônus foram avisados por meio da fatura de fevereiro deste ano.
Este é o sétimo ano de aplicação do programa de descontos. Ele tem o objetivo de estimular a economia de água, em especial neste período de crise hídrica. “É uma forma de mostrar ao consumidor que esse é um recurso precioso e, por isso, deve ser preservado”, explica a superintendente de comercialização da Caesb, Adeilde Araújo.
Para o próximo ciclo de bônus-desconto, é esperada uma queda ainda mais acentuada no consumo. “Acreditamos que haverá maior concessão de benefícios em razão da campanha de conscientização a respeito da crise hídrica que estamos fazendo. A cada ano, percebemos uma evolução na redução do consumo”, afirma Adeilde.
A iniciativa é amparada pela Lei nº4.341, de 22 de junho de 2009, e pela Resolução nº 6 da Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do Distrito Federal (Adasa), de 5 de julho de 2010.
Com o objetivo de manter valores de devolução similares durante todo o ano, a empresa estabeleceu um cronograma de repasses de acordo com a quantidade de beneficiados e o quanto deve ser abatido da conta.
No primeiro mês, serão devolvidos os bônus inferiores a R$ 9. Eles representam a maior parte dos benefícios — 234.993 consumidores ou R$ 1.024.545,81 em abatimentos.
Veja o calendário de concessão dos descontos:
Março de 2017
Valores menores que R$ 9
234.993 consumidores
R$ 1.024.545,81 em devoluções
Abril de 2017
Valores de R$ 9 a R$ 15
98.051 consumidores
R$ 1.150.274,56 em devoluções
Maio de 2017
Valores de R$ 15 a R$ 22
60.694 consumidores
R$ 1.109.715,98 em devoluções
Junho de 2017
Valores de R$ 22 a R$ 30
39.252 consumidores
R$ 1.007.351,91 em devoluções
Julho de 2017
Valores de R$ 30 a R$ 42
30.864 consumidores
R$ 1.087.686,71 em devoluções
Agosto de 2017
Valores de R$ 42 a R$ 60
20.772 consumidores
R$ 1.029.930,73 em devoluções
Setembro de 2017
Valores de R$ 60 a R$ 100
14.727 consumidores
R$ 1.107.898,34 em devoluções
Outubro de 2017
Valores de R$ 100 a R$ 220
7.815 consumidores
R$ 1.093.084,91 em devoluções
Novembro de 2017
Valores de R$ 220 a R$ 600
3.059 consumidores
R$ 1.065.697,07 em devoluções
Dezembro de 2017
Valores de R$ 600 a R$ 2 mil
1.049 consumidores
R$ 1.047.864,18 em devoluções
Janeiro de 2018
Valores maiores que R$ 2 mil
261 consumidores
R$ 1.195.663,10 em devoluções
Edição: Paula Oliveira