07/04/2017 às 13:01, atualizado em 24/07/2017 às 20:15

Animais do Zoo passam por exames periódicos

Tigre-branco Dande foi o primeiro a ser atendido e apresentou bom estado de saúde

Por Ádamo Araujo, da Agência Brasília

O tigre-branco Dande está com a saúde em dia. Ele foi o primeiro a passar por uma bateria de exames preventivos feitos anualmente nos animais da Fundação Jardim Zoológico de Brasília.

Tigre-branco Dante foi o primeiro a ser atendido e apresentou bom estado de saúde

Tigre-branco Dande. Foto: Dênio Simões/Agência Brasília

Como exemplos de cuidados especiais com o felino, o diretor-presidente do Zoo menciona dois semelhantes dispensados a seres humanos: “O retorno da sedação, quando se vai acordando aos poucos; e a alimentação, oferecida de maneira gradativa e, se for preciso, com restrições”.

De acordo com Norberto, não há necessidade de empregar verba extra para as consultas, uma vez que o Zoo tem equipe própria. O custo da fundação é somente com insumos, como seringa e medicação.

Em animais de menor porte, conta o diretor-presidente, as ações preventivas ocorrem diariamente. É o caso de aves, pequenos primatas e outros felinos.

Quando algum indivíduo apresenta necessidade de cuidados especiais, ele permanece no hospital veterinário para ser tratado e medicado.

Embrapa auxilia na coleta de sêmen animal

As rotinas médicas no Zoo têm a participação da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa). O órgão auxilia na coleta de sêmen de alguns animais para o banco de germoplasma (unidade conservadora de material genético), uma parceria da fundação com o Executivo federal desde 2010.

Edição: Raquel Flores