09/08/2017 às 17:01, atualizado em 21/09/2017 às 15:46

Embaixadas de Portas Abertas leva intercâmbio cultural a alunos da rede pública

Decreto que instituiu o programa foi assinado nesta quarta-feira (9) pelo governador Rollemberg. Durante o evento, estudantes de escola do Gama entregaram certificados de participação a representantes da Embaixada da Índia e de outros países

Por Gabriela Moll, da Agência Brasília

Embaixadores, representantes de organismos internacionais e outras autoridades participaram, nesta quarta-feira (9), da cerimônia que institui o programa Embaixadas de Portas Abertas no Distrito Federal.

A coleção de Bonecas do Mundo, da colaboradora do governo Márcia Rollemberg, estiveram expostas durante a cerimônia

A coleção Bonecas do Mundo, da colaboradora do governo Márcia Rollemberg, esteve exposta durante a cerimônia. Foto: Toninho Tavares/Agência Brasília

Durante a solenidade, a banda marcial e o coral dos alunos do Centro de Ensino Fundamental 11 do Gama entoaram o Hino Nacional e o Hino a Brasília. Na próxima semana, os estudantes da unidade de ensino abrem a agenda do programa no segundo semestre de 2017 com visita à Embaixada de Israel.

Após a assinatura do marco legal, os estudantes da escola do Gama entregaram certificados de participação a representantes das embaixadas de Angola, Argentina, Azerbaijão, Bulgária, Colômbia, El Salvador, Eslovênia, França, Hungria, Índia, República Dominicana e Singapura.

Participantes do Embaixadas de Portas Abertas em 2017
17 de agosto Embaixada de Israel
24 de agosto Embaixada do Gabão
31 de agosto Embaixada do Chile
14 de setembro Embaixada do Paraguai
21 de setembro Embaixada da Nicarágua
28 de setembro Embaixada da Argélia
5 de outubro Embaixada dos Países Baixos
19 de outubro Embaixada da Coreia (do Sul)
26 de outubro Embaixada da China
9 de novembro Embaixada do Vietnã
16 de novembro Embaixada da Suécia
23 de novembro Embaixada da Itália

Como funciona o Embaixadas de Portas Abertas

As atividades ocorrerão às quintas-feiras, ocasião em que os alunos conhecerão mais a história, a geografia, a cultura e a língua dos 12 países que até agora já se tornaram parceiros na iniciativa.

As visitas serão feitas durante o ano letivo por alunos selecionados pelas escolas. Embaixadas interessadas em participar devem procurar a Assessoria Internacional do governo de Brasília, por meio do endereço eletrônico assessoria.internacional@buriti.df.gov.br.

Desde a criação do piloto do projeto, em 2015, 500 crianças já participaram das visitas às instituições. A primeira embaixada a receber os estudantes foi a de El Salvador, em 27 de maio de 2015.

Objetos do acervo de algumas embaixadas, itens do acervo do Museu de Arte de Brasília e a coleção pessoal de Bonecas do Mundo, da colaboradora do governo Márcia Rollemberg, estiveram expostos para os participantes durante a cerimônia.

Edição: Vannildo Mendes