Bem-vindo(a) ao nosso site! Encontre informações essenciais e serviços para melhorar sua experiência cidadã. Explore e aproveite ao máximo!
Abaixo listamos as Secretarias, Órgãos e Entidades vinculados ao Governo do Distrito Federal, para acessá-los clique na lista ou pesquise.
Na lista abaixo são listadas todas as Administrações Regionais que compõe o Distrito Federal, para acessá-los clique na lista ou pesquise.
01/09/2017 às 15:09, atualizado em 07/10/2017 às 11:19
Empresa pública do DF é convidada para falar sobre assistência técnica e outros projetos relacionados à política habitacional. Neste domingo, será na Coreia do Sul, em congresso mundial de arquitetos
Graças ao trabalho nas comunidades mais carentes de Brasília, por meio da oferta de projetos de arquitetura gratuitos, a Companhia de Desenvolvimento Habitacional do DF (Codhab) foi convidada a participar do 26º Congresso Mundial da União Internacional dos Arquitetos.
O evento será de domingo (3) ao dia 10, em Seul, na Coreia do Sul. Na ocasião, o órgão vai compartilhar informações sobre os eixos Morar Bem e Lote Legal, do programa Habita Brasília.
Um dos temas a serem abordados é a entrega de escrituras — nesta gestão, mais de 30,5 mil documentos do tipo foram repassados aos brasilienses, metade do total entregue por todos os governos anteriores. Outro destaque será a modalidade de concurso público, implementada pela empresa para a contratação de projetos de arquitetura e urbanismo.
No mês que vem, a Codhab vai mostrar outras experiências exitosas no Chile, na Bienal de Arquitetura e Urbanismo. O evento ocorre de 26 de outubro a 10 de novembro, em Valparaíso, e a empresa distrital terá a chance de falar sobre o Ações Urbanas Comunitárias.
No Ações Urbanas Comunitárias, governo e comunidade trabalham juntos e transformam ambientes abandonados em espaços de convivência, como parques, praças e hortasdireita
O projeto, iniciado há dois anos, já promoveu mais de 50 ações em diferentes cidades do DF, renovando centenas de fachadas, pintando dezenas de painéis artísticos e beneficiando, indiretamente, mais de 5 mil famílias.
Nas ações, governo e comunidade trabalham juntos e transformam ambientes abandonados em espaços de convivência, como parques, praças e hortas comunitárias. “Deu tão certo que está sendo copiado por outras instituições em todo o País. Lançamos, inclusive, um manual detalhado com as explicações para colocar o projeto em prática”, conta o presidente da companhia, Gilson Paranhos.
O programa Ações Urbanas Comunitárias também foi destaque, em junho deste ano, no Congresso Internacional Projetar a Cidade com a Comunidade, em Lisboa, Portugal. Na ocasião, foram apresentados três artigos acadêmicos de arquitetos da Codhab sobre a metodologia de trabalho em assistência técnica desenvolvida pela companhia.
As experiências desenvolvidas pela Codhab têm sido apresentadas em diversos eventos no País. Desde 2015, o presidente da companhia já esteve nas seguintes cidades: Belo Horizonte (MG), Palmas (TO), Maringá (PR), Porto Velho (RO), Porto Alegre (RS), João Pessoa (PB), Recife (PE), Manaus (AM), Belém (PA), Florianópolis (SC), Curitiba (PR) e Campo Grande (MS).
As viagens são a convite de instituições e conselhos de arquitetura e urbanismo, além de governos municipais e estaduais, para apresentar os projetos de assistência técnica, de concursos públicos e de regularização fundiária tocados pela empresa pública.
Além disso, arquitetos e urbanistas do órgão já ministraram palestras em diversas instituições, como Universidade de Brasília, Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Goiás, Sindicato dos Arquitetos do Paraná e Ministério Público de Pernambuco.
Os custos das viagens das equipes da Codhab são arcados pelo orçamento da companhia.